O Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa (CEDAP), unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), é a única unidade do estado a realizar a cirurgia reparadora da lipoatrofia facial para pessoas soropositivas acompanhadas no serviço, que é referência para diagnóstico e tratamento de HIV/Aids e doenças sexualmente transmissíveis.
Considerada pelas pessoas vivendo com HIV/Aids como uma alteração estereotipada e estigmatizante, a lipoatrofia facial consiste na perda de gordura da face nas regiões malar (maçã do rosto), pré-auricular e temporal, o que dá ao rosto um aspecto de envelhecimento, podendo resultar na revelação do estado sorológico e causar o estresse psicológico.
No Cedap, o tratamento da lipoatrofia facial é oferecido aos usuários atendidos pela unidade e o procedimento é realizado através de cirurgia reparadora (preenchimento facial). Para ter acesso ao tratamento, é exigido que o usuário seja avaliado pelo médico infectologista que o acompanha. Na ocasião, o médico fará todos os exames laboratoriais e preencherá o formulário de Referência e Contra-Referência para Lipoatrofia, encaminhando o usuário ao Ambulatório de Virologia do Cedap, informando que ele está apto a fazer o preenchimento facial.
De acordo com a médica Anete Olivieri, dermatologista do Ambulatório de Virologia, o usuário encaminhado ao tratamento é reavaliado e caso esteja dentro do parâmetro do Índice de Lipoatrofia (ILA), é realizado o procedimento.
Cedap/tratamento
Fonte: Ascom do Cedap
02/12/2020 10:38
30/11/2020 11:18