Domingo é Dia do Cirurgião Dentista

23/10/2015 20:20

Neste domingo (25) comemora-se o Dia do Cirurgião Dentista. A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), através da Área Técnica de Saúde Bucal, informa que a Bahia vem ampliando suas ações e a oferta de serviços em saúde bucal. Em 2015, os baianos já contam com 2.174 Equipes de Saúde Bucal na Estratégia Saúde da Família, 79 Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), em 72 municípios, e 137 municípios dispensando próteses dentárias.

A Sesab vem somando esforços para apoiar os municípios no desenvolvimento de suas ações de saúde bucal, sejam elas da Atenção Básica, Média ou Alta Complexidade. Em 2004, o governo federal lançou o Brasil Sorridente, via Política Nacional de Saúde Bucal, que tem mudado a Atenção da Saúde Bucal no Brasil e na Bahia. Visando garantir ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal da população, o Brasil Sorridente reúne uma série de ações para ampliação do acesso ao tratamento odontológico gratuito, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Brasil Sorridente tem como principal linha de atuação, a reorganização da Atenção Básica em saúde bucal, principalmente com a implantação das Equipes de Saúde Bucal na Estratégia Saúde da Família, além da ampliação e qualificação da atenção especializada, com a implantação de CEOs, Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias (LRPD), e Assistência Hospitalar.

Em relação a cárie dentária e doença periodontal (gengiva e tecidos de suporte do dente), as doenças bucais mais prevalentes no Brasil, a Bahia vem enfrentando o desafio de ampliar acesso às ações de saúde bucal, com a ampliação do número de serviços, com qualidade e resolutividade. No entanto, os serviços implantados não conseguem, ainda, cobrir 100% dos usuários do SUS na Bahia. Fato que faz perpetuar os números elevados de extrações dentárias, gerando o acúmulo de pessoas que precisam de procedimentos reabilitadores.

Com relação a esta questão, o estado da Bahia, felizmente, conseguiu avançar. Com o apoio do governo federal, ocupou, em 2014, o 3° lugar em número de próteses produzidas, no ranking nacional. Foram dispensadas aproximadamente 59.000 próteses aos cidadãos baianos.

Saúde sem Fronteiras Odontomóvel

Dentro da estratégia itinerante Saúde sem Fronteiras Odontomóvel, a Sesab vem utilizando três carretas, com o objetivo de ampliar e qualificar o acesso a assistência odontológica em comunidades baianas com carência nessa especialidade e de vulnerabilidade social. Este ano, desde 28 de fevereiro, até 17 de outubro foram realizadas 33.429 atendimentos e 416.775 procedimentos, com 21 municípios atendidos.

Até amanhã (24), os atendimentos estão sendo realizados em Feira de Santana e Esplanada. E até o final do ano, as unidades do Odontomóvel estarão em Entre Rios, Catú, Lauro de Freitas, Salvador (Águas Claras) e Feira de Santana.

Ascom/Sesab
/saúde bucal/dia