Notícias /

É simples participar da celebração do Dia Mundial do Diabetes

23/10/2015 14:01

Todos podem participar da grande mobilização para o Dia Mundial do Diabetes -14 de novembro -, celebração que tem o objetivo de unir esforços, despertando a atenção para o crescimento da doença e a necessidade da prevenção e cuidados, a fim de garantir qualidade de vida aos pacientes e retardar as complicações que incapacitam e podem reduzir a expectativa de vida.

E para chamar a atenção para o diabetes, a cor azul deve ter seu uso ampliado em novembro, a exemplo do que acontece com o rosa, em Outubro, na campanha de prevenção do câncer de mama. O azul representa o céu e a cor da bandeira da Organização das Nações Unidas (ONU), que simboliza a união entre os países.

O símbolo do Dia Mundial do diabetes é um círculo azul, que traduz a união entre os povos. Desde a definição da data, em 1991, a Federação Internacional de Diabetes (IDF) buscou um símbolo simples para permitir a reprodução em larga escala e uso por qualquer pessoa que quisesse dar apoio à campanha.

Azul

Na Bahia, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, por meio do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (CEDEBA), além de atividades com seus pacientes, faz amplo trabalho de mobilização voltado para os municípios, enfatizando que dentro das possibilidades e realidade de cada localidade o Dia Mundial do Diabetes deve ser marcado com ações que possam chamar a atenção da população.

Tendo como tema “Diabetes e Qualidade de Vida”, a campanha do Dia Mundial, este ano, está a todo vapor, como pode ser conferido no endereço www.diamundialdodiabetes.org.br. E você pode participar das galerias de fotos nas redes sociais (facebook e flickr). Envie sua foto com seu nome e cidade (use roupa azul ou o símbolo do Dia Mundial) para o e-mail diamundialdodiabetes@gmail.com, ajudando assim a ampliar a mobilização no planeta para a prevenção do diabetes, que já é considerada pandemia pela OMS.

A.M.V. Mtb 694/Ba
Cedeba/dia1

Notícias relacionadas