HGRS realiza Caminhada e Feira de Saúde pelo Dia Mundial de Combate ao AVC

23/10/2015 18:25

Acontece no próximo domingo, dia 25, a partir de 9 horas, no Dique do Tororó, a 5ª Caminhada de Prevenção do AVC (Acidente Vascular Cerebral), iniciativa do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS). O evento marca a passagem do Dia Mundial de Combate ao AVC, 29 de outubro, e tem como principal objetivo alertar a população para a importância de se prevenir a doença, evitando fatores de risco como o sedentarismo e a obesidade. Conhecido tradicionalmente como derrame, AVC pode ser evitado com hábitos saudáveis, entre eles a prática de exercícios físicos.

Além da caminhada, com concentração próxima ao Quiosque do Dique do Tororó, até 12 horas estará instalada uma Feira de Saúde, com uma série de ações para atendimento à população, como aferição da pressão arterial, medição dos índices de glicemia e pesagem, bem como divulgação de informações sobre AVC, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e doenças crônicas, orientação nutricional, entre outras questões relacionadas à saúde. Material educativo sobre prevenção da diabetes e da hipertensão arterial, os dois principais fatores de risco para AVC, será distribuído entre os presentes.

O neurologista Pedro Antonio Pereira de Jesus, coordenador da Unidade de AVC (UAVC) do HGRS, revela que o Acidente Vascular Cerebral é a principal causa de morte no Brasil, e que na Bahia ocorrem cerca de 5 mil casos da doença por ano. Ainda segundo o neurologista, o AVC acomete prioritariamente a população idosa, mas pode acometer qualquer faixa etária, e “tem ocorrido com mais frequência entre os jovens, em decorrência de questões como a obesidade e a vida mais sedentária”.

SINTOMAS

Fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, especialmente em um lado do corpo; confusão, alteração da fala ou compreensão; alteração na visão (em um ou ambos os olhos); alteração do equilíbrio, coordenação, tontura ou alteração no andar; dor de cabeça súbita, intensa, sem causa. Esses são os principais sintomas do AVC, e a identificação rápida desses sintomas é muito importante para o diagnóstico e o tratamento adequado, além de redução de incapacidades.

As medidas de prevenção do AVC incluem o controle da pressão arterial e dos níveis de glicemia, a prática de exercícios físicos e a redução de peso, já que a obesidade é um dos fatores de risco, assim como a hipertensão arterial, o tabagismo e colesterol alto.

OUTRAS ATIVIDADES

Além da caminhada do HGRS, que acontece pelo quinto ano consecutivo, outras atividades vão marcar o Dia Mundial de Combate ao AVC. No dia 29, a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa da Bahia promove Audiência Pública sobre o AVC (sintomas, causas, atendimentos, estatísticas, combate) e lançamento do APP AVC Brasil, a partir de 9h30.

Também no dia 29, na Praça Newton Rique, em frente ao Shopping da Bahia, de 8 às12h, será realizada uma Feira de Saúde, visando mobilizar e alertar a população sobre o AVC, fatores de risco e fatores preventivos, iniciativa do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) e secretaria municipal de Saúde de Salvador.

Além de diversas ações de mobilização que vão ocorrer, a Rede Brasil AVC fará o lançamento do aplicativo “AVC BRASIL”, que poderá ser baixado gratuitamente nas lojas virtuais dos sistemas Android e IOS.

O AVC Brasil tem como finalidade alertar as pessoas e facilitar o acesso delas o mais rápido possível a um local de atendimento especializado. Ao baixar o aplicativo “AVC Urgência”, a pessoa visualizará algumas ilustrações, mostrando os principais sintomas que apontam para o diagnóstico de AVC, tais como boca torta, dificuldade de falar e dificuldade para levantar os braços. Também terá acesso a uma relação de unidades de atendimento ao AVC em sua região geográfica, com filtro de endereço por geolocalização, apontando a unidade mais próxima de onde ela se encontra.

A.G. Mtb 696/Ba
Roberto Santos/AVC