Notícias /

HEC realiza “Grupo Aconchego” com acompanhantes

26/10/2015 14:12

Com o objetivo de promover orientações sobre diversos temas voltados aos cuidados dos recém-nascidos, normas e rotinas da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neo) e do Berçário (BCI), bem como o retorno para casa e os aspectos emocionais e cuidados com o próprio acompanhante, é realizado no Hospital Estadual da Criança (HEC)/Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil (LABCMI) o “Grupo Aconchego”.

As atividades são realizadas todas as quartas-feiras, quinzenalmente, pela equipe da UTI Neo e do BCI, público-alvo do projeto, e pelos Serviços de Psicologia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição e Medicina da unidade hospitalar. A média de participação é de 10 a 20 acompanhantes dos setores já citados, embora em alguns casos as mães das UTI’s pediátricas também se interessem em fazer parte do grupo.

De acordo com a coordenadora da equipe multidisciplinar do HEC, psicóloga Lívia Caroline Leite, a proposta tem refletido bons resultados. “Durante os encontros promovemos discussões sobre os assuntos já citados e, também, proporcionamos momentos de integração e compartilhamento de experiências entre as acompanhantes”, frisa.

Rosana de Oliveira Ribeiro da Conceição, mãe do paciente de iniciais S. V. R. C., declara que se sente muito confortável e acolhida no grupo. “As meninas nos acolhem muito e as orientações que nos são passadas são sempre úteis. No último encontro que participei, por exemplo, falamos sobre higienização e controle de infecção. Depois da reunião, eu nunca mais sentei em locais errados e não entro mais de farda (roupa privativa da unidade) no banheiro, além de ter falado com as outras mães quando vejo que estão agindo de forma incorreta”, conta.

Fonte: Ascom do HEC
Hospital da Criança/aconchego

Notícias relacionadas