Notícias /

Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doenças Falciformes

27/10/2015 13:49

No Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doença Falciforme, celebrado em 27 de outubro, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia reforça que melhorar a qualidade de vida dos portadores da Doença Falciforme (DF) está entre as prioridades da pasta. Foi assinado um acordo entre o Estado da Bahia e a indústria farmacêutica italiana Chemi para que seja produzida na Bahia, pela Bahiafarma, a hidroxiuréia, remédio usado no tratamento para anemia falciforme. A assinatura ocorreu no dia 16 de outubro durante visita da comitiva do Governo da Bahia à sede da empresa em Milão.

A produção baiana deve começar entre seis meses e um ano e vai atender plenamente à demanda do SUS da Bahia e de outros estados, além de ter condições de exportar o medicamento. “Já iniciamos negociações para produzir também o deferasirox (Exjade), o mais moderno tratamento para quelação de ferro”, afirma o secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas. “Vamos transformar a Bahia no centro de referência do tratamento da anemia falciforme do Brasil, gerando ainda emprego e renda”, completa. O estado ganhará um Centro de Referência exclusivo para atender portadores da doença, que está em fase de definição de terreno.

Doença Falciforme

A Anemia Falciforme é uma das doenças hereditárias mais comuns no mundo. Fora do continente africano, a Bahia é o local com maior número de portadores de anemia falciforme. Estima-se que, a cada 650 bebês nascidos vivos, um possui a doença. Além disso, atualmente, cerca de 30 mil baianos possuem a doença.

Sua principal característica é a alteração das hemácias (glóbulos vermelhos do sangue). Essas células alteradas tomam a forma de foice (daí o nome falciforme) e não circulam facilmente pelos vasos sanguíneos. Esse bloqueio na circulação impede a chegada do oxigênio aos tecidos, o que desencadeia uma série de sintomas. As pessoas com doença falciforme podem apresentar anemia crônica e episódios frequentes de dor severa, decorrentes da má circulação.

Notícias relacionadas