Notícias /

“QualividaCedeba” foi apresentado hoje nas comemorações do Dia do Servidor

27/10/2015 17:15

O “QualividaCedeba” foi apresentado hoje aos servidores do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba), unidade da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), durante a palestra “Refletindo sobre Qualidade e Melhorando a Vida”, da enfermeira Kathleen Silvany, do Sistema Integrado de Assistência à Saúde do Trabalhador (SIAST).

A palestra faz parte das atividades comemorativas do Dia do Servidor, cuja programação será encerrada amanhã (28), com a Mostra de Talentos, reunindo os servidores do Centro de Atenção à Saúde (CAS). E melhorar a qualidade de vida é o que pretende o “QualividaCedeba”. O grupo terá oficinas, vídeos, reflexões, discussões e construção de produtos. Os servidores refletirão sobre auto-estima, auto-conhecimento, alimentação saudável, exercícios físicos, terapias alternativas e planejamento de vida.

A enfermeira do Siast começou a palestra apresentando aos servidores a roda da vida para que eles dessem notas ( de um a dez) sobre os diversos aspectos da vida na última semana. Os relacionamentos social, íntimo, familiar e os aspectos do lazer, situação financeira, profissional, física, emocional intelectual e espiritual. Depois pediu a definição de qualidade de vida. Ela mostrou que o principal responsável pela qualidade de vida é a pessoa. Isso segundo a palestrante explica por que pessoas que vivem na mesma condição de trabalho e o mesmo nível financeiro têm qualidades de vida diferentes.

É que as grandes mudanças -analisou – ocorrem de dentro para fora. Por isso, mesmo em países com baixo IDH (índice de Desenvolvimento Humano), como o Brasil – o 104º no ranking mundial, as pessoas podem ter qualidade de vida. Como qualidade de vida é o equilíbrio do homem em relação a diversos fatores, nos países com elevado IDH, há pessoas sem qualidade de vida. Pessoas quenão cuidam da alimentação saudável, não dedicam tempo ao lazer e que não fazem atividade física têm problemas com a qualidade de vida.

MOSTRA DE TALENTOS

Hoje os servidores têm a Mostra de Talentos, reunindo servidores do Cedeba, diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep), Centro de Referência e Atenção à Saúde do Idoso (Creasi), Centro Estadual para Reabilitação de Deficiências (Cepred), diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa) – todos da Sesab – e do Planserv, (Saeb). As atividades começarão às 9 horas, no hall de entrada da Divisa/Divep, e prosseguirão até 16 horas.

Haverá apresentação de canto, ginástica funcional, alongamento e yoga, oficina da beleza, encerrando-se com apresentação musical. Os servidores mostrarão suas habilidades nas estações Gourmet, de artesanato, beleza e literatura, e também comercializarão seus produtos.

O dia do servidor, no Cedeba é uma realização da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas (CODEP), por meio do RH (Recursos Humanos) e Pessoal e o SIAST. As atividades começam no dia 26 com serviço de maquiagem.

Fonte: Cedeba
/cedeba/qualivida

Notícias relacionadas