Notícias /

Mostra de talentos amplia visibilidade das criações do servidores do CAS

28/10/2015 19:58

Os mini-abarás com recheios de sabores variados, produzidos por Verônica Costa, assistente administrativa da diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa), unidade da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) já foram consumidos em várias capitais do Brasil e também no exterior (França e Vaticano). Aos 63 anos de idade, dos quais 31 como servidora pública, Verônica disse que produzir alimentos lhe dá satisfação e a segurança para continuar produtiva com a aposentadoria que já está a caminho.

Verônica, que esteve hoje na Estação Gourmet, da Mostra de Talentos dos Servidores do Centro de Atenção à Saúde (CAS) , no hall de entrada da Divisa/Divep, aplaudiu a iniciativa por possibilitar a integração entre os servidores das diferentes unidades, além de ampliar o público que foi conhecer o trabalho dos colegas. A Mostra, que marcou o encerramento das comemorações do Dia do Servidor, contou também com a Estação Artesanato, que revelou a grande criatividade dos servidores.

A auxiliar de Enfermagem do Cedeba Edna Barreto fez muito sucesso com as camisetas pintadas com rosto de mulheres afrodescendentes, com os turbantes em tecido em alto relevo. A nutricionista do Cedeba Amália Porto, que vê o artesanato como importante terapia,trouxe muitas novidades no trabalho que realiza usando a técnica do patchwork: capas para notebook e porta-bandejas (redondo e quadrado), muito úteis para transportar alimentos prontos . A farmacêutica do Cedeba, Arabela Leal, que trabalha com caixas decorativas, viu a mostra como uma oportunidade especial para o servidor mostrar sua criatividade e talento.

Com suas flores em tecido e sandálias customizadas, a técnica de laboratório do Cedeba, Maria Auxiliadora Souza Morais, que trabalha com artesanato há 18 anos, gostou muito da movimentação de público que o evento trouxe, ampliando as vendas.

Para a médica do Cepred, a otorrinolaringologista Claudia Pato, o artesanato também é, acima de tudo, uma terapia. Os porta-guardanapos, de estilo variado e de muito gosto, tiveram excelente aceitação, bem como os marcadores de taças. O pessoal queria comprar até os guardanapos que ela trouxe para compor a mesa, finamente arrumada.

A mostra trouxe a criatividade de servidores de várias áreas. A auxiliar de enfermagem da Divep, Joselina Santos de Jesus, concilia o trabalho na saúde com a pintura de telas e trabalhos em papel machê. Formada em Belas Artes pela UFBA, já participou de várias exposições. Seu trabalho tem boa aceitação, mas o papel mais importante na sua vida é o de servidora pública, revela com orgulho.

A Mostra de Talentos reuniu servidores do Cedeba, diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep), Centro de Referência e Atenção à Saúde do Idoso (Creasi), Centro Estadual para Reabilitação de Deficiências (Cepred), diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa) – todos da Sesab – e do Planserv, (Saeb).

Além do artesanato, houve apresentação de canto, ginástica funcional, alongamento e yoga, oficina da beleza, encerrando-se com apresentação musical. Para a coordenadora de Gestão de Pessoas da Divisa, Leticia de Freitas Santos, foi muito interessante o trabalho conjunto dos órgãos que integram o CAS para celebrar o Dia do Servidor Público, porque o trabalho resultou de construção coletiva. E os servidores também aprovaram a união de esforços, por entenderem que no CAS os servidores vivem como num condomínio, com espaço individual mas também têm espaços comuns.

Cedeba/talentos

A.M.V. Mtb 694/Ba

Notícias relacionadas