Notícias /

Programa de Aperfeiçoamento da Gestão reduz custos

29/10/2015 18:49

O Programa de Aperfeiçoamento da Gestão, implantado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) com o objetivo de capacitar técnicos e gestores da sede e das unidades de saúde, já começa a dar resultados, com uma redução mensal de aproximadamente R$20 milhões nos repasses para os hospitais.

Na sua terceira edição, a reunião que ocorre nesta quinta-feira (29), no auditório do Anexo I do Hospital Geral Roberto Santos, em Salvador, traz em sua programação oficinas de Censo Hospitalar, Indicadores, Recursos Humanos, Monitoramento e Avaliação de Indicadores Orçamentários e Financeiros.

O superintendente da Atenção Integral à Saúde (Sais), José Raimundo Mota, ressaltou que, além da capacitação e conhecimento, o programa também permite uma maior integração da equipe e oportunidade de mudanças e de promover melhorias na saúde.

Para o subsecretário de gestão e um dos idealizadores do programa, Emanuel Melo, a iniciativa visa proporcionar à Sesab melhores controles de qualidade e informação sobre os gastos, além de ganhos de eficiência operacional, com o objetivo de elevar a relação custo efetividade e custo qualidade dos serviços prestados pela Rede Própria.

Ele acrescentou que, durante essas reuniões, os diretores das unidades trazem elementos e informações que auxiliam na tomada de decisão com maior precisão. A Sesab, por sua vez, faz a demonstração de toda a sua estrutura, dos seus recursos e gastos, além de todos os valores repassados às unidades de saúde, e apresentam as ações que estão sendo implementadas no sentido de melhorar os serviços de saúde e dar mais agilidade à gestão.

Emanuel Melo aproveitou a oportunidade para anunciar que, em 2016, as unidades da rede deverão adotar de forma efetiva a realização de pregões eletrônicos. Para isso, já está prevista a melhoria da informatização da rede.

Presente nas três edições do evento, o diretor administrativo do Hospital Geral do Estado (HGE) Márcio Fonseca, ressaltou que o programa está possibilitando uma maior transparência das ações da Sesab, além de dar “um cunho mais profissional à destinação do dinheiro público”.

Já a coordenadora de recursos humanos do Hospital Geral Clériston Andrade, de Feira de Santana, a iniciativa vai possibilitar uma maior integração e aproximação com a Sesab. “Assim nós poderemos ter informações mais rápidas, tomar conhecimento do que está acontecendo, além de retornos mais rápidos das nossas demandas”.

Ascom/Sesab
Aperfeiçoamento Gestão

Notícias relacionadas