Notícias /

Sesab capacita profissionais que atuam na assistência ao parto e ao recém-nascido

17/11/2015 14:58

Atendendo a compromisso do Ministério da Saúde, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), vem promovendo ações para a diminuição da mortalidade materna e neonatal. Como parte dessas ações, e buscando fortalecer o processo de educação permanente e qualificação dos profissionais de saúde que atuam na atenção à mulher e ao recém-nascido de maternidades e hospitais da rede SUS Bahia, a Diretoria de Gestão do Cuidado/Coordenação do Cuidado por Ciclo de Vida e Gênero, em parceria com o Ministério da Saúde, está promovendo a qualificação de 750 profissionais de saúde (médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem) que atuam na assistência ao parto e nascimento, em 18 unidades hospitalares da rede SUS.

Estão sendo qualificados no curso de Suporte Avançado de Vida em Obstetrícia (ALSO) 250 profissionais, entre médicos e enfermeiras obstetras. Em outro, de Reanimação, 500 profissionais, entre pediatras, neonatologistas, obstetras, anestesistas, enfermeiros obstetras, enfermeiros neonatologistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam diretamente na sala de parto. Os cursos foram iniciados esse mês, com previsão de conclusão em agosto de 2016.

Serão contemplados profissionais das seguintes unidades: maternidades Professor José Maria de Magalhães Netto, Tsylla Balbino, Albert Sabin, Iperba e Climério de Oliveira, em Salvador; hospitais Geral Roberto Santos João Batista Caribé, em Salvador; Geral Menandro de Faria, em Lauro de Freiras; Geral de Camaçari, em Camaçari; Municipal Nair Alves, em Paulo Afonso; Geral Clériston Andrade, em Feira de Santana; Municipal Mário Dourado Sobrinho, em Irecê; Geral do Oeste, em Barreiras; Municipal Esaú Matos, em Vitória da Conquista; Municipal Santa Teresa, em Ribeira do Pombal; Santa Casa de Misericórdia São Judas Tadeu, em Jequié; Regional Luis Eduardo Magalhães, em Porto Seguro, e Santa Casa de Misericórdia de Itabuna/Manoel Novaes.

Fonte: DGC
Cursos e concurso/materna1

Notícias relacionadas