Notícias /

Governador autoriza obras de urbanização no entorno do Hospital Roberto Santos

23/11/2015 16:55

Para melhorar o acesso de pacientes ao Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador, e garantir mais qualidade de vida para a população dos bairros de Narandiba e Engomadeira, intervenções serão realizadas na poligonal que envolve a unidade de saúde. A autorização para o início das obras de urbanização no entorno do hospital foi assinada, na manhã desta segunda-feira (23), pelo governador Rui Costa em cerimônia no auditório da instituição, com a presença do secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, de autoridades e representantes da comunidade.

“As pessoas vão passar a ter acesso ao lazer, serviços de saúde de qualidade e transporte público, além de uma infraestrutura completa perto de casa, o que garantirá mais conforto e condição digna de vida”, afirmou Rui Costa.

Além das obras do entorno, o gestor da pasta da saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, explicou que foi formada uma força tarefa para trabalhar no sentido de devolver à população a capacidade real de atendimento do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), o maior do estado, “que foi perdendo sua capacidade ao longo dos anos. A nova  proposta de gestão, que é recuperar o equipamento externa e internamente, começou desde o início deste ano e já são perceptíveis os resultados”.

Entre os resultados, Fábio Vilas-Boas destacou a implantação do acolhimento com classificação de risco, que reduziu de quatro para um o número de óbitos que ocorriam na unidade de emergência; redução do número de dias em que um paciente ficava internado, que era de 32 e caiu para 11 dias, disponibilizando, com isso, cerca de 60% dos leitos para a regulação;  ampliação do faturamento do SUS em quase  450%; abertura de 60 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), duplicação do número de cirurgias, que saiu de 13 para 26 com o aumento das salas de cirurgias, que passaram de cinco para nove. Ele ressaltou que este “é um processo intenso de melhoria dos serviços de saúde do HGR”.

Na oportunidade, o secretário ainda anunciou a construção de uma casa para apoio às gestantes que vêm do interior do estado, uma casa de apoio aos pacientes de hemodiálise e a inauguração de mais 20 leitos de UTI, ainda em dezembro.

Reestruturação do entorno do HGRS:  Orçado em cerca de R$ 6,3 milhões, o projeto prevê a requalificação da estrutura viária da região. Uma pista de dois quilômetros será construída, contornando a área do Roberto Santos, o que proporcionará um trajeto exclusivo para o cidadão que precisar dos serviços do hospital.

Os muros da instituição de saúde serão recuados, o que resultará na ampliação da Rua 25 de Maio. Os moradores do local vão ser beneficiados também com um novo sistema de drenagem, iluminação e calçadas mais espaçosas para o tráfego de pedestres. As melhorias se estendem serviços importantes como limpeza e segurança pública.

Além disso, quatro novos pontos de ônibus serão instalados no trajeto, possibilitando um maior acesso ao transporte público. Também faz parte do projeto de requalificação urbana a instalação de novos equipamentos para a maior sensação de bem-estar da comunidade. As famílias que habitam a região terão acesso a parque infantil, academia popular para a prática de exercícios físicos, espaço de convivência, quadra poliesportiva, estacionamento, além de ganhar uma nova sede para a associação de moradores e uma base comunitária de segurança (BCS). A previsão é que as obras sejam concluídas em até dez meses.

 

Notícias relacionadas