Notícias /

Atividade marca Dia Mundial de Luta contra Aids em Salvador

27/11/2015 17:14

Para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, 1º dezembro (terça-feira), o Centro Estadual de Diagnóstico, Assistência e Pesquisa (CEDAP) realiza uma atividade, em parceria com os usuários da unidade e organizações sociais. Iniciando às 16 horas, no CEDAP, o evento prossegue até a Praça Dois de Julho (Largo do Campo Grande). Os participantes devem comparecer de camisa branca com o laço vermelho

A ação tem como objetivo chamar a atenção das pessoas sobre a importância da prevenção primária do HIV/Aids. Além da abordagem durante o trajeto, serão distribuídos preservativos. “Apesar dos grandes avanços terapêuticos, precisamos retomar as ações de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e HIV/Aids, devido ao aumento do número de casos”, comenta Marli Miguez, coordenadora da Educação e Saúde e organizadora da atividade.

Referência na Bahia

O Cedap é uma unidade da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), referência na Bahia para diagnóstico e tratamento de HIV/Aids e doenças sexualmente transmissíveis. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, nos horários das 7 às 17h, e está localizada à Rua Comendador José Alves Ferreira, 240, Garcia – Salvador.

A doença

De acordo com o Ministério da Saúde, a Aids é o estágio mais avançado da doença, que ataca o sistema imunológico. A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, como também é chamada, é causada pelo HIV. Como esse vírus ataca as células de defesa do nosso corpo, o organismo fica mais vulnerável a diversas doenças, de um simples resfriado a infecções mais graves como tuberculose ou câncer. O próprio tratamento dessas doenças fica prejudicado.

Há alguns anos, receber o diagnóstico de Aids era uma sentença de morte. Mas, hoje em dia, é possível ser soropositivo e viver com qualidade de vida. Basta tomar os medicamentos indicados e seguir corretamente as recomendações médicas.

Fonte: Ascom do Cedap
Cedap/dia

Notícias relacionadas