Secretário da Saúde visita municípios de Guanambi e Brumado para avaliar obras e falar de Consórcios

29/11/2015 11:18

Reforçar os benefícios da criação dos Consórcios de Saúde foi o objetivo da reunião que o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, teve ontem (28), com 10 prefeitos da região sudoeste, no município de Guanambi.  Foram esclarecidas dúvidas gerais sobre serviços, financiamento, transporte, regulação, entre outras. Até então foram assinados protocolos de intenções para constituição de dois Consórcios de Saúde na Bahia (regiões de Jequié e de Teixeira de Freitas), que têm por objetivo unir dois ou mais municípios para prestar serviços e desenvolver ações conjuntas que visem melhorar a assistência à saúde do interior do estado. Um terceiro Consórcio será assinado ainda esta semana.

“Os municípios precisam entender que os Consórcios de Saúde foram idealizados para preencher um hiato que existe entre a atenção básica e os hospitais, especialmente, no que tange a serviços de média complexidade, carentes no interior da Bahia. Juntos, os prefeitos devem definir o que é prioritário para a região e adaptar o Consórcio para atender a esta demanda. Nosso objetivo é melhorar a assistência, respeitando as particularidades de cada área.”, comentou Vilas-Boas, durante reunião, citando o caso de Teixeira de Freitas, em que os 13 municípios consorciados decidiram que o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas será o centralizador das demandas e, para tanto, passará por obra de expansão e requalificação, incluída no projeto do Consórcio.

Além da conversa com prefeitos, foi realizada uma visita às obras de ampliação do Hospital Regional de Guanambi (HRG) e às instalações da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que será inaugurada ainda em dezembro. “Para a região, temos como prioridades finalizar as obras de ampliação do Hospital Regional e inaugurar a UPA. Estamos oferecendo à diretoria da unidade auxílio para que possa instalar um processo de gestão eficiente, com planejamento estratégico adequado a todas as ações, para que seja seguida a orientação da Sesab de que devemos trazer mais resultados, utilizando o mesmo ou menos recursos”, comentou o secretário.

Na mesma viagem, foi visitado o município de Brumado, a pedido do governador Rui Costa, para verificar a situação das obras em andamento, tanto da nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal, como da UPA, e também a situação de convênios com o município. O objetivo é identificar e sanar os empecilhos, para que, ainda em 2016, as obras sejam entregues. “Criamos uma força tarefa na Secretaria para que possamos fazer com que todos os gargalos que estão impedindo as conclusões dos convênios, possam ser desvencilhados”, comentou o secretário Vilas-Boas, acrescentando que “o governo tem o interesse de ativar o maior número possível de leitos de UTI no estado nos próximos anos”.

Visitas \ Consórcios