Notícias /

Cedap realiza ato pelo Dia Mundial de Luta contra a AIDS

03/12/2015 12:08

Na tarde da última terça-feira, 1º de dezembro, o Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa (CEDAP) realizou uma atividade para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Cerca de cem pessoas, entre organizações sociais, usuários e profissionais da unidade participaram da ação.

A atividade teve inicio às 16h, em frente ao Cedap, no Garcia, e seguiu até a Praça Dois de Julho (Largo do Campo Grande), onde foi realizada uma volta e um abraço coletivo em prol da causa. Durante o trajeto, foram realizadas abordagens para chamar a atenção das pessoas sobre a prevenção do HIV/Aids. Além disso, houve distribuição de material educativo sobre a doença e de preservativos masculinos e femininos.

Dados do Ministério da Saúde apontam que aproximadamente setecentos e sessenta mil pessoas são portadoras do HIV. Na Bahia, desde a descoberta do vírus, na década de 1980, mais de vinte e quatro mil casos foram registrados.

Para Marli Miguez, coordenadora da Educação em Saúde do Cedap, é necessário dialogar com a população sobre a importância do uso do preservativo. “Temos uma epidemia de Aids e precisamos combater, conversar com as pessoas e dizer que precisamos falar com os nossos filhos, sobrinhos e amigos para que a gente possa contribuir na prevenção de uma doença grave, e que tem prevenção, que é o uso do preservativo”, alerta Miguez.

Os participantes usaram camisa branca com o laço vermelho, símbolo da luta contra a AIDS, e carregaram faixas com frases de alerta.

Fonte: Cedap
Cedap/diamundial

Notícias relacionadas