Região de Camacã terá mais serviços de saúde

03/12/2015 21:05

Em reunião com representantes do Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica (Cima) e da Fundação Hospitalar de Camacã (FHC), nesta quinta-feira (03), o secretário da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Fábio Vilas-Boas, autorizou a implementação de novos serviços de saúde na FHC para atender à população da região, com investimentos em torno de R$300 mil por mês.

Entre os serviços a serem contratados com a fundação que faz parte do Cima e é avaliada positivamente pela população dos 11 municípios consorciados, estão: cirurgia ortopédica, cirurgia plástica de mama (reparadora), oftalmologia (consulta e cirurgia), colonoscopia, tomografia e exames laboratoriais. “Estamos assinando este novo contrato atendendo as diretrizes do governador Rui Costa em interiorizar a saúde”.

Na reunião, a assessora do Cima, Maria Aparecida Oliva, apresentou um resumo das ações de saúde realizadas pelo consórcio durante os dois anos de formação. Na oportunidade, os prefeitos e secretários municipais de saúde presentes, aproveitaram para manifestar o interesse em participar dos Consórcios Públicos de Saúde propostos pelo estado, com o objetivo de melhorar e implementar a regionalização da saúde.

Fábio Vilas-Boas explicou que, para participar desse consórcio, é necessário mudar a natureza jurídica do Cima e retirar a área de saúde, para não entrar em conflito com a lei que regulamenta os consórcios específicos de saúde. Esta iniciativa tem como objetivo preencher o hiato que existe entre a atenção básica e os hospitais, especialmente no que tange à oferta de serviços de média complexidade, carentes no interior da Bahia.

Participaram da reunião os prefeitos e secretários de saúde dos municípios de Camacã, Pau Brasil, Mascote e Buerarema, além de assessores e diretores do Cima e da Fundação.

Asom/Sesab
Consórcios/FHC