Técnicos da Sesab levam informações sobre “aparelho ostentação” para estudantes da rede pública

15/12/2015 12:42

Representantes da Área Técnica de Saúde Bucal da Diretoria de Gestão do Cuidado da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) tiveram um encontro com estudantes da rede pública estadual, na Fonte Nova, para uma conversa sobre o “aparelho ostentação”, aparelho ortodôntico instalado por ambulantes, em praças públicas e em domicílios, que virou moda entre os adolescentes baianos.

A ação teve o apoio do Conselho Regional de Odontologia da Bahia (Croba) e da Diretoria da Atenção Básica da Sesab, para a confecção e distribuição do material educativo durante o 4° Encontro Estudantil da Rede Estadual.

Os estudantes, professores, coordenadores e diretores das escolas públicas estaduais, da capital e do interior, foram convidados a participar desta campanha de alerta sobre os graves prejuízos à saúde bucal decorrentes desta nova e perigosa moda.

Além da mobilidade dental, doença periodontal (tecido de suporte dos dentes) e, em alguns casos, perdas dentais, esta prática aumenta muito o risco de infecção cruzada, pois a instalação destes aparelhos acontecem em total desacordo com as normas de biossegurança.

Os técnicos da Sesab aproveitaram a oportunidade para ressaltar que as pessoas que instalam estes aparelhos, não sendo cirurgiões-dentistas, estão praticando um crime, o exercício ilegal da profissão. Neste sentido, a comissão de Fiscalização do Croba disponibilizou um disque denúncia pelo aplicativo WhatsApp (71)99709-8816.

Fonte: Área de Saúde Bucal
Saúde Bucal/fonte nova