Notícias /

Hospital Regional Dantas Bião realiza mais uma captação de órgãos

18/12/2015 21:55

Nesta sexta feira, 18, o Hospital Regional Dantas Bião (HRDB), em Alagoinhas (122km de Salvador), realizou mais uma captação de órgãos. O doador teve o diagnóstico com morte encefálica confirmada e, após realização de todos os testes comprobatórios determinados pela legislação brasileira, e seguidos os requisitos do processo, que incluem a concordância da família do doador, foram captados: coração para válvula, fígado, rins e córneas.

O sucesso do procedimento atribui-se ao esforço voltado à eficiência do diagnóstico de morte encefálica, conversação com a família do doador e mobilização da equipe responsável pela captação. A cirurgia contou com a participação de médicos, enfermeiros do Centro Cirúrgico do HRDB e do cirurgião de transplante renal e de captação de órgãos múltiplos, Rodrigo Serapião.

Serapião, destacou que o principal fator que facilita esse processo de captação de órgãos é o familiar saber do interesse do paciente em ser um doador de órgãos. “Apesar de ser um momento difícil para a família do doador, o ato representa vida para muitas pessoas. Agradeço a família do doador pela decisão tão nobre que foi tomada. Que ela represente um estímulo para outras famílias que passarem pela mesma situação”, informou.

O cirurgião destacou ainda que, o HRDB é uma unidade que está dando continuidade ao processo de captação, “o que mostra o amadurecimento da equipe ao processo de doação e captação de órgãos, ação esta que tem o apoio total do Estado da Bahia”.

Feita a captação dos órgãos, estes são transportados para o local onde se realizará o transplante. A distribuição dos órgãos é feita pela CET, seguindo critérios do Ministério da Saúde, para pacientes em lista de espera para transplante. Existe no país um cadastro único de potenciais receptores.

Ascom HRDB
Captação de órgãos

Notícias relacionadas