Notícias /

GT para pesquisa sobre relação de microcefalia com arboviroses se reúne no HGRS

21/12/2015 22:32

Coincidindo com a data em que o Hospital Geral Roberto Santos sediou um mutirão para exames oftalmológicos e laboratoriais de bebês nascidos com microcefalia, um Grupo de Trabalho formado por profissionais do próprio Hospital e de outras instituições, como Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Bahia) e Universidade Federal da Bahia (UFBA) se reuniu pela segunda vez no HGRS. O grupo visa instituir protocolo de pesquisa buscando estabelecer ligação entre a microcefalia e as arboviroses, em especial o zika vírus.

A iniciativa de formação de um GT para estabelecer protocolo nesse sentido adequa-se ao objetivo da diretoria do HGRS de alavancar as atividades de ensino e pesquisa na instituição, como destaca o diretor Geral, Antônio Raimundo Pinto de Almeida. A reunião de hoje (21) contou com a participação do professor e pesquisador Albert Icksang Ko, infectologista, chefe do Departamento de Epidemiologia da Universidade de Yale, no estado de Connecticut, EUA, e que também exerce atividades na Fiocruz.

“Nossa primeira reunião aconteceu na sexta-feira passada, dia 18. No encontro de hoje, foram aperfeiçoados os cursos desse projeto de pesquisa dentro do Hospital Geral Roberto Santos”, destacou a diretora Médica, Rute Nunes de Oliveira Queiroz. Profissionais de dois órgãos da Universidade Federal da Bahia – Instituto de Saúde Coletiva e Instituto de Ciências da Saúde – também integram o Grupo de Trabalho.

B.F. – Jornalista DRT/BA 1158
/hgrs/GT microcefalia

Notícias relacionadas