Notícias /

Saúde sem Fronteiras leva atendimento a Irará e São Gonçalo

11/01/2016 20:39

Com o compromisso de ampliar e descentralizar o acesso a serviços de saúde em toda a Bahia, o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, esteve hoje (12) nos municípios de Irará e São Gonçalo dos Campos, para lançar a versão 2016 do Programa Saúde Sem Fronteiras.

“Estamos investindo em serviços itinerantes de rastreamento do câncer de mama, oftalmologia, odontologia e doação de sangue, que só em 2015 beneficiaram mais de 135 mil, com destaque para o rastreamento, que em apenas cinco meses superou 90 mil atendimentos”, afirma o secretário.

Em Irará e São Gonçalo dos Campos, onde estão disponíveis os serviços de rastreamento do câncer de mama, a meta é atender 1.765 e 1.930 mulheres, respectivamente, na faixa etária de 50 a 69 anos.

O atendimento é feito em unidades móveis e o seu diferencial é o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento.

Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia na região de residência das pacientes. Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

Ascom Sesab
Saúde sem fronteiras/irara