Notícias /

HEC possui Núcleo de Segurança do Paciente

12/01/2016 12:48

Com o objetivo de estabelecer estratégias e ações de gestão de riscos, voltadas à segurança do paciente, o Hospital Estadual da Criança (HEC) possui um Núcleo de Segurança do Paciente (NSP). Em funcionamento desde dezembro de 2013 e com reuniões mensais, o núcleo é regulamentado pela RDC Nº 36, de 25/07/2013, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA.

De acordo com a agência, a segurança do paciente consiste na redução, a um mínimo aceitável, do risco de dano desnecessário associado ao cuidado de saúde. De acordo com a presidente do núcleo do HEC, Girlane Santiago, dentre as atribuições do NSP estão promover ações para a gestão de riscos no âmbito da instituição, desenvolver ações para a integração e articulação multiprofissional e estabelecer barreiras para a prevenção de incidentes.

“O HEC preza pela humanização da saúde e a qualidade nos serviços prestados, priorizando a segurança dos pacientes. Por isso buscamos cumprir o cronograma e realizar todos os meses as reuniões, a fim de que possamos, também, instituir as ações para a promoção da segurança do paciente e a melhoria da qualidade dos serviços de saúde”, afirma a coordenadora.

Outras atribuições do Núcleo de Segurança do Paciente são: promover mecanismos para identificar e avaliar a existência de não conformidades nos processos e procedimentos realizados e na utilização de equipamentos, medicamentos e insumos, propondo ações preventivas e corretivas; implantar, divulgar e manter atualizado o Plano de Segurança do Paciente; implantar os protocolos de Segurança do Paciente e monitorar seus indicadores, e notificar no Sistema Nacional de Vigilância Sanitária os eventos adversos decorrentes da prestação do serviço de saúde.

Ascom HEC
/hec/riscos

Notícias relacionadas