Notícias /

Dia 31 acontece o Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase

15/01/2016 13:22

“Hanseníase: Quanto antes você descobrir mais cedo vai se curar”. Com este tema, o Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase será comemorado, este ano, neste domingo, dia 31 de janeiro. Para marcar a data, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), através da Coordenação Estadual de Controle da Hanseníase, orienta que neste dia e nas semanas seguintes dos meses de fevereiro e março, as equipes de saúde dos municípios realizem atividades que alertem a sociedade civil sobre os sinais e sintomas da doença,

A criação desta data teve por objetivo ampliar o conhecimento sobre a hanseníase na comunidade, destacar a importância do diagnóstico precoce e o tratamento adequado da doença, bem como reduzir o estigma e preconceito. Além disso, a Sesab chama a atenção para esses profissionais, que atuam no controle da doença, incentivem a procura pelos serviços de saúde, se mobilizem quanto à busca ativa de casos novos e divulguem a oferta de tratamento completo pelo SUS.

Em 2015, na Bahia, foram notificados 2.117 casos novos (dados ainda não fechados), sendo que destes, 170 foram em crianças e adolescentes até 14 anos, revelando um coeficiente de 14,00 por 100 mil habitantes, configurando alta endemicidade conforme os parâmetros oficiais. Em 2014, foram diagnosticados 2.638 casos novos, sendo que 191 ocorreram na população entre 0 e 14 anos. Algumas regiões apresentam áreas de concentração de casos, principalmente o norte, oeste e extremo sul.

A doença, que compromete principalmente a pele e os nervos periféricos, provocando manchas, alteração da sensibilidade e inflamação, é transmitida por meio das secreções das vias respiratórias (nariz e boca) para as pessoas que convivem com o doente não tratado. Assim que é iniciado o tratamento, os pacientes deixam de transmitir a doença. Se não for tratada precocemente, pode se tornar grave e gerar deformidades físicas devido ao comprometimento dos nervos, principalmente nas mãos, pés e face.

Ascom/Sesab
/doença/hansenia/dia mundial

Notícias relacionadas