Notícias /

Creasi comemora 17 anos de conquistas

21/01/2016 19:45

Dia 22 de janeiro, o Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (Creasi) completa 17 anos de criação. Para comemorar a data, às 11h30, na sala de aula do Creasi, a diretora do Creasi, Monika Hupsel Frank, faz uma apresentação sobre as conquistas da unidade nestes 17 anos e, comemorará também o primeiro ano de implantação do novo modelo de atendimento, centrado na funcionalidade e embasado nas diretrizes do SUS. Na oportunidade, a enfermeira Amélia Oliveira mostrará o referencial histórico, constando de exibição de vídeos, com depoimentos de pacientes. Além disso, haverá atividade de integração, desenvolvida pela assistente social Sônia Damasceno.

Para Monika Frank, o Creasi entrará em uma nova era, implementando o Planejamento Estratégico com o objetivo de se reestruturar cada vez mais para atender às desmandas de um país que está envelhecendo depressa. O trabalho com os idosos ganhou notoriedade nacional em 2005, através do Prêmio Talentos da Maturidade, na categoria Programa Exemplar, no qual o Creasi foi premiado. “A estrutura do Creasi é importante porque ultrapassa o atendimento ambulatorial e fomenta a cultura de educação, com o treinamento de profissionais que atuam na área de saúde, visando atender a pessoa idosa de forma mais qualificada”, disse a diretora.

Modelo de assistência

Sendo o Creasi, um modelo de assistência, os desafios não cessam. Foram muitos os avanços na caminhada do Centro, como salienta a diretora, e são constantes os investimentos na implantação de sistemas que otimizem o processo de atendimento e possibilitem, cada vez mais, qualidade de vida aos pacientes. “Quando reestruturamos o modelo de atendimento, propomos uma estrutura interdisciplinar onde o paciente é atendido pelo médico, enfermeiro e fisioterapeuta. Esses profissionais desenvolvem, em conjunto, um plano terapêutico que possibilita um tratamento eficaz e um acompanhamento preciso do idoso”.

O Creasi possui Farmácia de Componentes Especializados da Assistência Farmacêutica, que disponibiliza medicamentos para as doenças: Parkinson, Alzheimer, dislipidemia, osteoporose, dor crônica e Síndrome Coronariana Aguda. Conta também com o serviço de Densitometria Óssea, que é oferecido a todo cidadão que reside na Bahia, independente de ser paciente ou não da unidade.

Atualmente, o Creasi conta com 168 profissionais entre médicos, assistentes sociais, enfermeiras, farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionistas, odontólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, auxiliares de odontologia, auxiliares de enfermagem, técnicos de enfermagem, técnico de patologia, técnicos em radiologia e corpo administrativo para atender uma média 5,5 mil pacientes por mês.

O Creasi começou a funcionar com 27 servidores no bairro de Brotas, nas instalações do Centro de Reabilitação Profissional do INSS. Hoje funciona no Centro de Atenção à Saúde Professor José Maria de Magalhães Netto (CAS), na Avenida ACM.

Ascom Creasi
/idoso/aniversário

Notícias relacionadas