Santa Casa de Valença vai realizar 462 cirurgias de catarata pelo SUS neste fim de semana

23/01/2016 15:54

A Santa Casa de Misericórdia de Valença vai realizar, neste sábado (23) e domingo (24), 462 cirurgias de catarata através do SUS. A ação faz parte do Mutirão realizado pela instituição, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e também com a DayHorc – Hospital de Olhos Ruy Cunha. A iniciativa contou ainda com o apoio da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, Igreja Matriz.

Nos primeiros dias de atendimento, que aconteceu nesta quinta (21) e sexta (22), foram realizados 719 atendimentos e já foram agendadas 59 cirurgias para o próximo mutirão. Estão aptos a serem atendidos aqueles que tiverem a partir de 60 anos de idade ou que possam diagnóstico prévio de catarata, sendo necessário efetuar cadastro através da Secretaria de Saúde Municipal e apresentar identidade, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Na próxima segunda (25), passarão por revisão médica.

O mutirão vem suprir não somente a demanda da população valenciana, mas de outras cidades baianas: “fiquei feliz em saber que Valença voltou com esse serviço. Há um ano venho tentando marcar minha cirurgia na cidade de Itabuna e não consigo”, diz o senhor João Pedro Brito, 68 anos, natural de Igrapiúna. A busca da senhora América Santos, 74 anos, natural de Valença, dura ainda mais tempo: “essa será a minha primeira cirurgia de catarata. Há quatro anos venho tentando realizar”.

A Santa Casa realiza o procedimento também através de convênios e particular.

Mais informações pelo e-mail mutirao@scmvca.org ou pelos telefones (75) 98864-8499 / 3641-8433.