Notícias /

Sesab tem novo Superintendente

25/01/2016 17:00

A Superintendência de Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologia em Saúde (SAFTEC) da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (SESAB) que tem por finalidade planejar, propor e implementar políticas públicas relativas à assistência farmacêutica, ciência e tecnologia em saúde, foi assumida hoje (25) pelo seu novo superintendente, Gilmar Vasconcelos.

Gilmar Vasconcelos disse que assume a SAFTEC com a missão de reestruturar o referido órgão. “Estou ciente do desafio de grande envergadura na gestão pública que ora está sendo confiado a mim”, frisou.

“Vivemos um momento de contingenciamento do gasto público decorrente da crise econômica, mas com o ajuste das contas públicas realizado em 2015, somado à perspectiva de equilíbrio fiscal e retomada do investimento privado, cenário observado pelo governo da Bahia, acredito no potencial de crescimento das áreas de atuação da SAFTEC”, analisou Gilmar Vasconcelos.

O Superintendente recém-empossado informou que, além de gerir a Assistência Farmacêutica na Bahia, é meta prioritária da SAFTEC/SESAB firmar parcerias para o desenvolvimento produtivo, transferência e absorção de tecnologia, produção, capacitação produtiva e tecnológica do Estado em produtos estratégicos para atendimento às demandas do Sistema Único de Saúde (SUS), em conformidade com as diretrizes das políticas nacionais de fortalecimento do complexo produtivo e de inovação em saúde.

“A SAFTEC também coordenará a formulação, implantação e monitoramento da Política de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS), através de ações referentes à disseminação de estudos de ATS, bem como atuará no sentido de fomentar o desenvolvimento da pesquisa científica e tecnológica em saúde”, concluiu o superintendente da SAFTEC, Gilmar Vasconcelos.

Histórico

Gilmar Vasconcelos é enfermeiro graduado pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), especialista em Gestão Hospitalar pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), cursa especialização em Avaliação em Saúde pela Fundação Osvaldo Cruz (FIOCRUZ), foi Secretário Municipal de Saúde de Itagi, posteriormente integrou o quadro docente do Departamento de Saúde da UESB, diretor do Hospital Geral Prado Valadares (HGPV) em Jequié de 2007 a 2015, agora se afastou da Coordenação de Monitoramento de Prestação de Serviços de Saúde (CEMPSS) para assumir a Superintendência de Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologia em Saúde da SESAB.