Notícias /

Domingo (31) será o Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase

27/01/2016 18:08

Neste domingo (31), se comemora o Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase, doença infectocontagiosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que permanece como problema de saúde pública e, segundo a Organização Mundial de Saúde, o Brasil está entre os 10 países com maior carga de casos.

O tema este ano será: “Hanseníase: Quanto antes você descobrir mais cedo vai se curar”. A criação desta data teve por objetivo ampliar o conhecimento sobre a hanseníase na comunidade, destacar a importância do diagnóstico precoce e o tratamento adequado da doença, bem como reduzir o estigma e preconceito com as pessoas acometidas pela hanseníase.

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), através da Coordenação Estadual de Controle da Hanseníase, orienta que neste dia e nas semanas seguintes dos meses de fevereiro e março, as equipes de saúde dos municípios realizem atividades que alertem a sociedade civil sobre os sinais e sintomas da doença, e também chama à atenção para que os profissionais, que atuam no controle da doença, incentivem a procura pelos serviços de saúde, se mobilizem quanto à busca ativa de casos novos e divulguem a oferta de tratamento completo pelo SUS.

No ano passado, na Bahia, foram notificados 2.117 casos novos (dados provisórios). Destes, 170 foram de crianças à adolescentes até 14 anos. Em 2014, foram diagnosticados 2.638 casos novos sendo que 191 ocorreram na população entre zero e 14 anos. Algumas regiões apresentam áreas de concentração de casos, principalmente o Norte, Oeste e Extremo Sul.

Ascom/Sesab
/hansenia/domingo

Notícias relacionadas