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Gestão hospitalar focada no paciente se traduz em bons resultados

28/01/2016 19:18

Na VI Reunião do Programa de Aperfeiçoamento da Gestão, que ocorreu nesta quinta-feira (28), foram apresentadas algumas ações do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) na área da assistência e da gestão que resultaram em números positivos no ano de 2015.

Entre as ações estão: o trabalho voltado para a redução da infecção hospitalar; aumento no faturamento, que passou de R$1,5 milhão para cerca de R$10 milhões, bem como uma economia de aproximadamente de R$20 milhões.

O diretor do HGRS explicou que houve reestruturação em diversas áreas, dentre elas infectologia, clínica médica, emergência, implantação da classificação de risco, ampliação dos leitos de neonatologia (43), aumento do controle, racionalização de uso e combate aos desperdícios.

De acordo com o subsecretário da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Carlos Emanuel, responsável pelo Programa de Aperfeiçoamento, estes resultados são decorrentes do conceito vigente, aplicado na unidade, que é a gestão hospitalar focada no paciente. “O paciente, a sua segurança tem que ser o cerne da gestão”. Ele ainda acrescentou que experiências de outras unidades de saúde serão apresentadas durante as reuniões que ocorrem mensalmente.

Ainda durante o evento, que ocorreu no auditório do Anexo do HGRS, foram apresentados relatórios da Sesab e das unidades da rede própria, demonstrando uma redução de mais de R$160 milhões nos gastos da pasta no ano de 2015, quando comparado com o ano de 2014.

Para que em 2016 as metas pactuadas sejam alcançadas e haja a otimização da gestão hospitalar, algumas ações foram apresentadas como o implante de técnicas para o consumo sustentável de água, energia elétrica e insumos; planejamento estratégico; estabelecimento de metas e indicadores, além de trabalhar o controle do fluxo de caixa e plano orçamentário para um ano.

Programa de Aperfeiçoamento da Gestão: O projeto foi implantado no segundo semestre de 2015, com o objetivo de capacitar os gestores das unidades da rede própria, proporcionar interação entre a equipe técnica da Sesab e da rede hospitalar, possibilitar a integração entre os diretores, além de proporcionar a oportunidade dos gestores colocarem suas dificuldades para a equipe da Sesab e, juntos, encontrarem a solução. Nas reuniões são realizadas oficinas em diversas áreas como censo hospitalar, licitações e contratos, nutrição, recursos humanos, compras, dentre outros.

Ascom/Sesab
Aperfeiçoamento da gestão

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