Notícias /

Serviço de Psicologia auxilia no tratamento e recuperação de pacientes

01/02/2016 17:53

O atendimento psicológico para pacientes e familiares tem sido uma das importantes iniciativas da direção do Hospital Manoel Victorino (HMV), que conta com duas psicólogas, Ana Paula Tavares e Anne Lima. As profissionais atuam através do pedido de interconsulta, visando minimizar o sofrimento psíquico do paciente internado, como também promover melhor qualidade psíquica e comportamental de pacientes, familiares e da equipe multidisciplinar.

Na unidade, o atendimento psicológico é direcionado aos pacientes que se encontram internados por diversos tipos de trauma, sejam eles, acidente, queda ou arma de fogo, oferecendo o suporte mediante o impacto do adoecer, a necessidade de hospitalização e de procedimento cirúrgico, diagnóstico de uma doença, pré-óbito e pós-óbito, cuidados paliativos e atenção aos familiares.

A psicóloga Ana Paula Tavares sinaliza que o serviço necessita de uma boa comunicação com equipe multidisciplinar e discussão dos casos, para que seja realizado em comum acordo com o que melhor for proposto para o paciente, auxiliando na assistência do mesmo, ajudando no diagnóstico e no tratamento, e colaborando na abordagem psicossocial do paciente.

“Atuamos como intérpretes das demandas do paciente, da família e da equipe profissional, trabalhando como facilitadoras do diálogo e dispensando apoio psicológico ao paciente ou à família, assim como, esclarecendo suas dúvidas. Nosso principal instrumento é a escuta, através dela possibilitamos ao paciente enfrentar as mudanças decorrentes do adoecimento e auxiliar no sofrimento psíquico frente à hospitalização”, destacou a psicóloga.

Ações realizadas pelo serviço de psicologia da unidade

Entre as ações realizadas pelo Serviço de Psicologia do HMV estão: avaliação psicológica de pacientes e familiares; suporte a pacientes, familiares e também a equipe de saúde; acolhimento e escuta; acompanhamento terapêutico a pacientes e familiares; liberação e acompanhamento de visita de crianças menores de 13 anos; evolução de prontuário; discussão de caso com equipe multidisciplinar; possibilitar a interlocução de pacientes, familiares e/ou acompanhantes com a equipe e encaminhamento para outros profissionais, caso seja necessário.

Ascom HMV
/hmv/serviço de psicologia