Notícias /

Sesab inaugura postos de testagem para a detecção de HIV, sífilis e hepatites virais no circuito do carnaval

05/02/2016 21:41

Testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites virais começaram a ser realizados nesta sexta-feira (05), nos dois postos montados pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Uma das unidades está instalada na Avenida Centenário, a outra na Avenida Adhemar de Barros. O funcionamento dos postos será até o último dia de carnaval, iniciando sempre às 17h, e encerrando à 01h da madrugada. Além dos testes, estão sendo distribuídos preservativos masculinos e femininos e material informativo sobre DST/Aids.

O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, que esteve hoje no posto montado na Barra, falou que mesmo com o avanço no tratamento da Aids, é necessário que todos fiquem atentos para a prevenção e façam exames regularmente para evitar a transmissão para seus parceiros. “Acreditamos que essa é uma ação fundamental no carnaval para chamar a atenção de todos para que tenham relações de forma segura. Além dos dois postos em Salvador, temos também um em Porto Seguro”, afirmou Vilas-Boas.

A coordenadora do Programa Estadual de DST/Aids, Nilda Ivo, explica que o teste é feito com uma gota de sangue e o resultado sai em 20 minutos. “Fazemos os testes e damos o aconselhamento. Em caso positivo, a pessoa atendida já sai com a consulta agendada. Sendo negativo, reforçamos a importância da prevenção”, disse Nilda Ivo. A expectativa da Sesab é a realização diária de 300 testes, nos dois postos.

Atendimentos do carnaval

Nos dois primeiros dias de carnaval, de quinta-feira (18h) até hoje 18h, o sistema de ocorrências do carnaval registro 16 atendimentos. Sendo 15 no Hospital Geral do Estado (HGE) e um no Hospital Geral Menandro de Faria (HGMF), em Lauro de Freitas. No HGE, 12 ocorrências foram por agressão, duas por queda e uma por arma branca. No Menandro de Faria, a única ocorrência do carnaval foi por queda.

Corregedoria visitou quatro unidades

A equipe da Corregedoria da Sesab visitou nesta quinta-feira (04/02) os hospitais: Geral Menandro de Faria, em Lauro de Freitas, Hospital Geral Roberto Santos e o Hospital Geral Ernesto Simões Filho e também a Central Estadual de Regulação. Na oportunidade, a equipe constatou que oito profissionais faltaram ao plantão e foram notificados. Três no Roberto Santos, três no Menandro de Faria e dois no Ernesto Simões Filho.

Este ano, durante os dias de Carnaval, as equipes da Corregedoria da Sesab estarão inspecionando as unidades estaduais de saúde, visando o cumprimento das escalas de plantão dos servidores. Serão duas equipes por dia, que atuarão em regime de plantão de 24 horas. A Sesab, como em outros anos, ampliou o número de plantões nos hospitais e unidades de emergência, para prestar um atendimento mais efetivo nesse período de carnaval.

Hemoba no carnaval

Com o slogan “O Carnaval está em nossa veia”, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba) incentiva as pessoas a realizarem doação de sangue. Nesta época do ano, aumenta consideravelmente a necessidade de bolsas de sangue e hemoderivados para atender á demanda dos hospitais públicos. Ontem (04), 104 candidatos compareceram à Hemoba e foram coletadas 72 bolsas de sangue. Hoje, segundo dia de carnaval, até as 16h, 90 candidatos compareceram para doação e foram coletadas 63 bolsas de sangue.

O funcionamento da Hemoba nos dias do carnaval ficou assim: sexta-feira (5), sábado (6), segunda-feira (8) e terça-feira (9) das 7h30 às 18h30. No domingo fecha e na quarta-feira de cinzas abre das 12 às 18h30. Hoje (5), as duas unidades móveis (Hemóvel), estarão estacionadas, uma no Shopping da Bahia e a outra no Salvador Shopping, durante todo o dia.

Ascom/Sesab
/carnaval/sexta-feira

Notícias relacionadas