Notícias /

Secretário da Saúde visita posto de testagem em Porto Seguro

07/02/2016 21:36

Testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites virais estão sendo realizados desde sexta-feira (05), em dois postos instalados pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Avenida Centenário, e na Avenida Adhemar de Barros. O funcionamento dos postos será até o último dia de carnaval, iniciando sempre às 15 horas. Além dos testes, estão sendo distribuídos preservativos masculinos e femininos e material informativo sobre DST/Aids.

Desde a noite de obtem, começou também a funcionar um posto de testagem em Porto Seguro, na Passarela do Descobrimento. Desde a noite de ontem até a manhã de hoje foram feitos, na unidade, um total de 219 atendimentos, com um teste reagente para HIV e cinco para sífilis. Amanhã o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas visitará o posto de testagem de Porto Seguro, às 22 horas. Nos postos de Salvador, foram feitos ontem (sábado) 336 atendimentos, sendo 150 em Ondina e 186 na Barra. Destes, 41 foram reagentes para sífilis e sete para HIV.

Atendimentos do carnaval

Nas unidades da rede estadual de saúde foram atendidas, de quinta-feira até 18 horas de hoje, 83 ocorrências, sendo 46 no Hospital Geral do Estado (HGE), seguido do Hospital Menandro de Faria (11), Ernesto Simões Filho (7), Roberto Santos e Subúrbio com cinco ocorrências cada, Eládio Lasserré (4), Unidades de Emergência de Cajazeiras e Curuzu, com duas ocorrências cada e Unidade de Emergência de Pirajá (1). A maior parte dos atendimentos foi decorrente de agressão física – 44 – seguida de arma branca (13) e queda (11).

Corregedoria visitou oito unidades

Este ano, durante os dias de Carnaval, equipes da Corregedoria da Sesab estão inspecionando as unidades estaduais de saúde, visando o cumprimento das escalas de plantão dos servidores. São duas equipes por dia, que atuam em regime de plantão de 24 horas. A Sesab, como em outros anos, ampliou o número de plantões nos hospitais e unidades de emergência, para prestar um atendimento mais efetivo nesse período de carnaval.

Desde quita-feira, as equipes da Corregedoria visitaram oito unidades – hospitais Geral Roberto Santos, Geral do Estado (HGE), Ernesto Simões Filho e Menandro de Farias; Unidades de Emergência de Pirajá, Curuzu e Cajazeiras, e Central Estadual de Regulação. Na oportunidade, as duas equipes responsáveis pela ação notificaram 35 profissionais por irregularidades como falta ou troca de plantão sem autorização. profissionais foram notificados.

Hemoba no carnaval

Com o slogan “O Carnaval está em nossa veia”, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba) está incentivando as pessoas para a doação de sangue, nesta época do ano, quando aumenta consideravelmente a necessidade de bolsas de sangue e hemoderivados para atender a demanda dos hospitais públicos. De quinta-feira até ontem (sábado) 257candidatos à doação compareceram à Hemoba e foram coletadas 184 bolsas de sangue. Hoje, a Fundação Hemoba não funcionou, voltando a atender segunda e terça-feira, das 7h30 às 18h30. Na quarta-feira de cinzas a Hemoba funciona de 12 às 18h30m.

Ascom/Sesab
/carnaval/domingo