Notícias /

Governo Estado reforça ações Combate ao Aedes aegypti em Itabuna

17/02/2016 17:04

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) está liberando larvicida e equipamentos, incluindo três novos carros fumacê para o combate ao mosquito Aedes aegypti , em Itabuna, no Sul do Estado. O anúncio foi feito pelo superintendente de Gestão de Sistemas de Regulação de Atenção à Saúde, José Saturnino Rodrigues, durante a inauguração do QG de Combate ao Mosquito, um espaço exclusivo para atender pacientes com sintomas de dengue, zika vírus e chikungunya.

De acordo com José Rodrigues “essa ação conjunta dos governos Federal, Estadual e Municipal é fundamental, além da participação da comunidade, num trabalho que deve ser permanente”. A Sesab liberou novos repasses para a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, que mantém os hospitais Calixto Midlej, Manoel Novaes e São Lucas, e para a Maternidade da Mãe Pobre, ampliando a oferta de leitos. O Hospital São Lucas mantém uma unidade para tratamento de casos de dengue, zika vírus e chikungunya.

O prefeito de Itabuna Claudevane Leite destacou que “mais de 90% dos focos do mosquito estão nas residências e é preciso que a população colabore nessa guerra contra o mosquito”. “Essa parceria com o Governo do Estado é fundamental é fundamental nesse enfrentamento ao mosquito e temos recebido todo o apoio da Sesab, com medicamentos, equipamentos e profissionais de saúde”

Na QG de Combate ao Mosquito, localizado na área central de Itabuna, funciona a Divisão de Vigilância Epidemiológica, responsável pelo controle das doenças e o acompanhamento estatístico diariamente, além de uma sala de imprensa com dados e gráficos atualizados. Também serão feitos exames de ultrassonografia para gestantes em situação de risco, e contará ainda com uma ambulância tipo UTI para o encaminhamento hospitalar, nos casos mais graves.

Pelo menos 120 profissionais de diferentes áreas de saúde estarão à disposição do público 24 horas por dia, durante toda a semana.

Fonte: Secom
/dengue/Itabun

Notícias relacionadas