Notícias /

Grupo interno do Cedeba de Controle da Dengue, Chikungunya e Zika se mobiliza

19/02/2016 17:06

No inicio da próxima semana, o Grupo interno do Cedeba de Controle da Dengue, febre Chikungunya e pelo vírus da Zika faz uma vistoria nas dependências da unidade e distribui o folder que elaborou para levar mais informações e conscientizar os servidores e pacientes sobre a importância de combater o mosquito Aedes aegypti.

O grupo, criado para dar cumprimento à portaria do secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, que estabelece grupos internos em todas as unidades da Sesab, no Cedeba é formado pelas enfermeiras Maria Teresa de Albuquerque e Kathleen May Moreira Silvany, e pela servidora administrativa Maria do Amparo Batista Teixeira.

Ações

A proposta de ação do grupo do Cedeba, apresentada à diretora em exercício Zolândia Oliveira Conceição, está focada na articulação com a coordenação de Doenças Transmissíveis por Vetores, da diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep), que também funciona no Centro de Atenção à Saúde (CAS).

Além da aquisição de material educativo, o grupo do Cedeba articulará com a Divep a presença de um profissional para ministrar palestra sobre “Zika-Mitos e Verdades”, uma vez que o tema ainda suscita muitas dúvidas. O Grupo também está fazendo articulação com a Secretaria Municipal de Saúde, de Salvador, para uma vistoria da unidade por agentes de saúde.

Com o propósito de fazer a ação chegar ao maior número de pessoas nas dependências do Cedeba, o Grupo fará articulações com o Permanecer SUS (programa que conta com estagiários de cursos da área de saúde) para a elaboração e execução de palestras no estilo “Sala de Espera” e “Itinerante”.

O Grupo também distribuirá folderes com informações sobre cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti e os sintomas da dengue, febre Chikungunya e Zika, além de alimentar os murais com material educativo cedido pela Divep.

Ascom do Cedeba
Cedeba/zika

Notícias relacionadas