Controle glicêmico é essencial para evitar complicações do diabetes

24/02/2016 17:18

Manter a glicemia em níveis mais próximos da normalidade é muito importante para o controle do diabetes e para evitar as complicações – cegueira, neuropatia, nefropatia, doenças cardiovasculares – que reduzem a qualidade de vida. Para essa conquista, o Autocuidado é fundamental, como destaca a coordenadora de Educação e Apoio à Rede (Codar), do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba), Graça Velanes.

O tema, de grande relevância – “Traçando Prioridades para o Autocuidado da Monitoração da Glicemia” abre o cronograma de sessões temáticas mensais de atualização em diabetes deste ano, no próximo dia 1º de março (terça-feira), no auditório Raimundo Perazzo, do Centro de Atenção à Saúde (CAS), das 9 às 12 horas. A sessão também enfocará a “Socialização do Protocolo de Monitorização da Glicemia Capilar”.

As apresentações, seguidas de debates, serão feitas por Graça Velanes e pela endocrinologista do Cedeba, professora Iraci Lúcia Oliveira, que apresentará e analisará casos clínicos e a interação entre os resultados da glicemia, plano alimentar, atividade física e medicação.

Insumos e materiais

E para manter a glicemia sob controle, os pacientes diabéticos têm o acesso garantido a medicamentos e insumos (fitas, lanceteador, glicosímetro e medicamentos), desde a promulgação da Lei 11.347 de 27/09/2006, que define no artigo 1º: ” Os portadores de diabetes receberão, gratuitamente, do Sistema Único de Saúde – SUS, os medicamentos necessários para o tratamento de sua condição e os materiais necessários à sua aplicação e à monitoração da glicemia capilar.”

A responsabilidade é dos municípios, ficando com os governos estaduais a dispensação dos medicamentos de alto custo, como os análogos de insulina. Na sessão, a representante da Secretaria Municipal da Saúde de Salvador, Carine Raimunda Zuza, apresentará a experiência do Programa de Distribuição de Insumos Glicêmicos e Materiais.

Tendo como público alvo os profissionais das Unidades de Saúde da Família e acadêmicos dos cursos da área de Saúde, as sessões de atualização em diabetes que o Cedeba promove, por meio da Codar, sempre na primeira terça-feira do mês, têm como objetivo atualizar os temas referentes ao cuidado do diabetes diante de conteúdos científicos (protocolos assistenciais), oportunizar discussões de experiências exitosas das unidades de saúde; fortalecer a missão do Cedeba, que é de qualificação dos trabalhadores/ SUS, motivar os trabalhadores do SUS para a realização de eventos de mobilização comunitária e possibilitar encontros mensais com os representantes dos Núcleos Regionais de Saúde.

A.M.V. Mtb 694/Ba
Cedeba/sessão