Notícias /

Hospital Geral Clériston Andrade forma mais 12 especialistas

24/02/2016 18:08

Pela primeira vez, após 25 anos da implantação da Residência Médica, o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), hospital da rede pública do Governo do Estado, realizou cerimônia de formação da turma do Programa de Residência Médica. A solenidade aconteceu na noite de ontem, no auditório da unidade, e capacitou 12 especialistas em três áreas (Clínica Médica, Cirurgia-geral, Obstetrícia e Ginecologia). A iniciativa foi da Coordenação de Residência Médica (COREME), que a partir de agora pretende incluir a solenidade no calendário de eventos do HGCA.

O Clériston Andrade vem se destacando na formação de profissionais da área da saúde que atuam em diferentes especialidades e desde a sua implantação já formou 332 residentes, sendo que em quase a sua totalidade, a mão de obra formada acaba sendo absorvida pelo próprio hospital ou atua na Bahia, em diversas áreas.

Idealizador da cerimônia e coordenador geral da Residência Médica do HGCA, Francisco Freitas, comemorou o sucesso da solenidade. “Somos o único hospital de ensino do interior da Bahia credenciado pelo Ministério da Saúde para formar médicos em diversas especialidades. Hoje, doze médicos estão saindo daqui prontos para atuar nas suas respectivas áreas com excelência, pois foram acompanhados por médicos de elevada qualificação ética e profissional. Por isso, o nosso desejo de realizar esta solenidade para prestigiar estes profissionais, que nos últimos anos fizeram do Clériston Andrade suas casas”, afirmou.

José Carlos Pitangueira, diretor-geral do HGCA, parabenizou os formandos. “Tenho certeza que todos tiveram aqui neste hospital experiências ímpares, que não teriam em nenhuma outra unidade, isso devido à grande demanda de atendimentos, diversidade de casos clínicos, que é bem superior do que em qualquer outro hospital da região”, disse.

O evento contou com a presença de Antônio César de Oliveira, supervisor do programa de Clínica Médica do HGCA; Thereza Cristina Valois Montarroyos (supervisora do Programa de Cirurgia-geral); Márcia Sueli Silva D’Amaral (supervisora do Programa de Ginecologia e Obstetrícia), médicos, preceptores, familiares e amigos dos concluintes.

Residência Médica

A formação no Hospital Geral Clériston Andrade teve início em 1991, com as residências em Pediatria, Clínica Médica, Cirurgia-geral, Ginecologia e Obstetrícia. Passaram-se 25 anos e, atualmente, o hospital dispõe de 12 vagas de residência em três áreas da medicina, por ano. Das citadas acima, apenas a pediatria deixou de fazer parte da residência, assim que o Hospital Estadual da Criança (HEC) foi implantado.

Fonte: Ascom/HGCA
Clériston Andrade/formatura

Notícias relacionadas