Hospital Municipal de Teixeira de Freitas será custeado pelo consórcio de saúde do Extremo Sul

26/02/2016 20:14

O Hospital Municipal de Teixeira de Freitas entrará para o rol de serviços do Consórcio Público Interfederativo de Saúde do Extremo Sul da Bahia, formado por treze municípios da região. A proposta foi aprovada nesta quinta-feira (25), em um encontro que reuniu prefeitos e representantes das cidades consorciadas. Com a decisão, os custos da unidade hospitalar, que giram em torno de R$3,6 milhões por mês, serão rateados entre os entes consorciados, proporcionalmente à população, dando maior fôlego ao financiamento do hospital. Esta será a primeira experiência de incluir serviços de um hospital municipal em um consórcio.

Constituído em novembro de 2015, o consórcio é formado pelos municípios de Teixeira de Freitas, Caravelas, Ibirapuã, Itamaraju, Itanhém, Jucuruçu, Lajedão, Vereda, Prado e Nova Viçosa, Alcobaça, Medeiros Neto e Mucuri

O prefeito de Teixeira de Freitas, João Bosco Bittencourt, enxerga a iniciativa como um avanço na saúde pública, principalmente na área hospitalar. “Da forma que faremos, nenhum município ficará sobrecarregado e conseguiremos suprir o déficit do hospital. Acredito que essa iniciativa irá melhorar a gestão da saúde em todos os níveis”, afirmou o Prefeito.

Regulamentados por meio de lei estadual sancionada pelo governador em setembro de 2015, os Consórcios de Saúde são voltados para a ampliação e descentralização de serviços de saúde e o reequilíbrio financeiro dos municípios. No modelo proposto pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), os consórcios envolvem os municípios, que terão a participação do Estado, passando a ficar responsáveis pela gestão regionalizada de serviços, como unidades de pronto atendimento, laboratórios regionais, e, eventualmente, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e hospitais municipais.

“Os consórcios permitirão uma gestão mais moderna e inovadora do sistema de saúde para que o paciente possa permanecer na sua região tendo atendimento, completo e integrado, com elevado grau de resolutividade”, diz o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas.

Hospital Municipal de Teixeira de Freitas

Com uma média de atendimento diária de 250 pacientes na emergência, o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas conta com 136 leitos de enfermaria e dez de UTI. A unidade dispõe de profissionais médicos de diversas especialidades como clínico geral, cardiologista, ortopedista, neurocirurgião, infectologista e pneumologista. Além do atendimento na emergência e da internação, o hospital realiza cirurgias eletivas em áreas como cardiologia, neurocirurgia, angiologia, cirurgia geral e ortopedia.

Para atendimento na área de oncologia, o hospital possui uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) que realiza quimioterapia e cirurgia oncológica. O hospital tem ainda serviço de hemodinâmica, o que possibilita a realização de alguns procedimentos na área de cardiologia. No serviço de diagnóstico, o hospital dispõe de laboratório, e unidade de imagem com Raio-x, tomografia, além de oferecer ressonância magnética e ultrassonografia contratadas em um outro local.

Policlínica

Com o modelo dos Consórcios de Saúde, a meta é construir policlínicas, com até 13 especialidades e 32 serviços e equipamentos – tomógrafos, ressonância magnética, rastreamento de câncer de mama, entre outros exames. O objetivo é que as pessoas não precisem mais se deslocar para a capital a fim de fazer exames, mas que eles sejam realizados nas diversas regiões do estado. As policlínicas oferecem consultas médicas em diversas especialidades, exames de imagem, serviços de apoio diagnóstico e pequenas cirurgias.

Para a região de Teixeira de Freitas um importante passo para a implantação dos consórcios de saúde do estado da Bahia foi dado no dia 22 de janeiro com o lançamento do edital para construção da policlínica. O prazo é de dez meses para a construção do equipamento a partir do início das obras.

L.R. DRT 2.600/BA
consórcios/hospital teixeira