Notícias /

ALBA e Sesab promovem evento do Dia do Rim

15/03/2016 14:57

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa da Bahia, em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio da coordenação do Sistema de Transplantes, promoveu nesta terça-feira (15), na sede da Assembleia Legislativa (ALBA), Audiência Pública pelo transcurso do Dia Mundial do Rim, comemorado na segunda quinta-feira do mês de março (dia 10).

Esse ano, o tema do Dia Mundial do Rim foi “Prevenção da doença renal começa na infância”, com a proposta de alertar a população para a adoção de hábitos saudáveis desde a infância. “A Sesab tem se esforçado para avançar no tratamento de pessoas com doença renal crônica, além disso, há o incentivo para que não haja necessidade de o paciente necessitar de transplante”, disse o superintendente de Atenção Integral à Saúde, José Raimundo Mota, ao destacar a importância de se ter hábitos saudáveis.

A audiência pública, que foi conduzida pelo vice-presidente da comissão de Saúde e Saneamento da ALBA, deputado José de Arimatéia, reuniu integrantes da Comissão de Saúde, técnicos da Sesab e representantes de diversos segmentos da sociedade, para a discussão de ações que possibilitem a melhoria da assistência aos portadores de doenças renais.

O médico Eraldo Moura, coordenador do Sistema Estadual de Transplantes, ressalta que o foco principal do evento é, entretanto, a prevenção da doença renal, que atualmente acomete um grande número de pessoas, sendo considerada uma “epidemia em todo o mundo”.

A Sociedade Brasileira de Nefrologia aponta que no Brasil, cerca de 18 milhões de pessoas são vítimas de doenças renais crônicas. Dessas, somente 30% sabem disso, aproximadamente 60 mil brasileiros fazem algum tipo de diálise e 25 mil foram submetidos a transplante renal.

Diante do aumento da ocorrência, a Sociedade Mundial de Nefrologia criou, em 2005, o Dia Mundial do Rim, com o objetivo de ampliar a divulgação destes números e conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do tratamento das doenças renais.

Ascom/Sesab
Central de Transplante/rim

Notícias relacionadas