Notícias /

Curso capacita profissionais na captação de córneas

19/03/2016 03:00

Com o objetivo de capacitar profissionais na captação de córneas, possibilitando a ampliação do número de transplantes, foi realizado nos dias 15, 16 e 19 de março, o XIII Curso de Formação de Captadores de Tecidos Oculares Humanos e o III Curso de Atualização em Coleta de Amostra Sanguínea em Coleta de Amostra Sanguínea em Doadores de Córnea.

O curso contemplou 26 profissionais de Salvador, Feira de Santana, Itabuna, Teixeira de Freitas e Alagoinhas e contou com atividades teóricas no Hospital Geral Roberto Santos e práticas, no Laboratório de Cirurgia Experimental da Faculdade de Medicina da UFBA, Fundação Hemoba e Instituto Médico Legal Nina Rodrigues.

Transplante de Córneas

Segundo dados do Sistema Estadual de Transplantes, existem atualmente, na Bahia, cerca de 1.200 pessoas em fila de espera para transplante de córnea. Em 2014, foram registrados 371 transplantes e em 2015 foram registrados 423 transplantes de córnea, representando um aumento de 14% dos transplantes de córnea realizados no Estado da Bahia.

Banco de Olhos

Inaugurado em maio de 2006, o Banco de Olhos funciona no Hospital Geral Roberto Santos e tem como finalidade oferecer córneas de qualidade para a restauração da visão de pacientes com baixa acuidade visual por doenças ou cicatrizes na córnea.