Modelo de Consórcio de Saúde é apresentado para gestores da região de Brumado

21/03/2016 20:27

O modelo de Consórcio Público de Saúde foi apresentado a prefeitos e secretários de saúde dos municípios de Brumado, Boquira, Aracatu, Paramirim, Malhada de Pedras e Ituaçu. A exposição foi feita pelo secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, nesta segunda-feira (21), em encontro que na sede da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em Salvador.

Os Consórcios de Saúde, que tem nas policlínicas um dos mais importantes equipamentos, são voltados para a ampliação e descentralização de serviços de saúde e o reequilíbrio financeiro dos municípios. No modelo proposto pela Sesab, os consórcios envolvem os municípios, que terão a participação do Estado, passando a ficar responsáveis pela gestão regionalizada de serviços, como unidades de pronto atendimento, laboratórios regionais, e, eventualmente, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e hospitais municipais.

Fábio Vilas-Boas explicou que o governo do estado financiará 40% do custeio do consórcio e os 60% restantes serão rateados pelos municípios consorciados, proporcionalmente à população. “Estamos aqui hoje para poder estimular os municípios a formarem o consórcio dessa região”, afirmou o Secretário

Policlínicas

Com o modelo dos Consórcios de Saúde, a meta é construir 28 policlínicas, com até 13 especialidades e 32 serviços e equipamentos – tomógrafos, ressonância magnética, rastreamento de câncer de mama, entre outros exames. O objetivo é que as pessoas não precisem mais se deslocar para a capital a fim de fazer exames, mas que eles sejam realizados nas diversas regiões do estado. As policlínicas oferecem consultas médicas em diversas especialidades, exames de imagem, serviços de apoio diagnóstico e pequenas cirurgias.

Ascom Sesab
policlínica/brumado