Estagiários do PermanecerSUS concluem ciclo no Cedap

22/03/2016 14:27

O clima de emoção e agradecimento marcou na manhã da última sexta-feira, o encerramento de mais uma turma de estagiários do programa PermanecerSUS, que atuaram no acolhimento e encaminhamento de usuários do Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa (Cedap), no período de 12 meses. A confraternização de encerramento contou com a presença da assistente social, Clodege Fernandes, da enfermeira Nark Lopes e da odontóloga Eleonora Rosário, profissionais do Cedap que orientaram os estudantes durante o estágio.

A proposta do PermanecerSUS foi cumprida e, como contrapartida, os estagiários desenvolveram um folder e cartilha ao usuário, que será avaliado pelas coordenações e direção da Unidade. O encerramento foi também um momento de reflexão sobre as experiências vividas no Cedap.

Para Ludmila Góes, estudante do curso de psicologia da Universidade Federal da Bahia (UFBa), o estágio proporcionou um aprendizado amplo e também a prática da política de humanização do Sistema Único de Saúde (SUS). “A experiência foi fantástica, ensinou muita coisa que só a prática realmente ensina. Um estágio muito profissional. A gente cresce muito como profissional e pessoa com uma experiência desta”, conta.

A estudante de fisioterapia da UFBa Mariana Santana Nascimento considera o estágio uma fase importante na vida acadêmica e profissional.”O estágio no Cedap foi muito gratificante, experiência muito importante para minha vida acadêmica”, afirma. Ela destacou também que o contato com os usuários trouxe muito conhecimento sobre doenças sexualmente transmissíveis e HIV/Aids. “É uma bagagem que a gente carrega daqui”, destaca Mariana.

De acordo com a estudante de odontologia da UFBa Jailma de Frias Santos, a experiência vivida na unidade foi algo único. O estágio lhe proporcionou uma melhor visão da humanização na saúde e a inserção do futuro trabalhador no SUS. “Hoje considero que posso ser inserida no serviço de saúde, até porque eu sei as falhas e as demandas principais que ele necessita”, relata Jailma.

Segundo Eleonora Rosário, uma das orientadoras do PermanecerSUS no Cedap, houve uma troca de experiência entre os estagiários e profissionais, e ela espera que o programa tenha continuidade e que novas turmas vivenciem a experiência da humanização, considerada um dos focos maiores no acolhimento ao usuário.

Permanecer SUS

O PermanecerSUS é um programa que integra ensino-serviço, objetivando ao estudante práticas humanizadas nas unidades e na reorientação da formação profissional dos futuros trabalhadores da saúde, em consonância com o projeto ético-político do SUS.

Ascom do Cedap

Cedap/encer