Notícias /

Rastreamento de diabetes em policiais militares na sessão de diabetes do Cedeba

01/04/2016 14:35

Eles ficam entre oito a 15 dias desenvolvendo atividades pelas matas, enfrentando situações de risco, que exigem boa saúde. São os policiais da Companhia de Policia Especializada – caatinga, sediada no município baiano de Juazeiro. A avaliação da saúde do grupo é muito importante porque os profissionais precisam se manter saudáveis, explica o enfermeiro Davi Reis, do Departamento de Promoção Social da Policia Militar.

Nos cuidados da saúde do grupo está o diabetes tipo 2, objeto de Rastreamento, cujos resultados serão apresentados por Davi Reis na sessão de atualização em diabetes deste mês, que o Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba), unidade da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, realiza no dia 5 de abril (terça-feira) , por meio da Coordenação de Educação em Diabetes e Apoio à Rede( Codar), no auditório do Centro de Atenção à Saúde (CAS), para profissionais da Atenção Básica (capital e interior) e estudantes da área de saúde.

Cuidados

Durante a apresentação o enfermeiro da Polícia Militar apresentará o resultado do rastreamento do diabetes tipo 2, feito com 118 policiais, e também analisará como a presença de diabetes exige mudanças no trabalho. Em muitos casos – explicou Davi Reis – o profissional precisa ser retirado de escala para tratamento porque a atividade, além de muito estressante, dificulta fazer refeições a pequenos intervalos.

A negação do diabetes, atitude muito freqüente nas pessoas ao receberem a confirmação da doença, também se repete com os policiais, profissionais cuja imagem está associada à saúde. “Os policiais acreditam que não ficam doentes. Por isso, a identificação de diabetes exige suporte psicológico”.

Análogos de insulina

Após a apresentação de Davi Reis, a diretora do Cedeba, endocrinologista Reine Chaves Fonseca, aborda o tema “Quando indicar o uso de Análogos de Insulinas”? , das 10 às 11h30. O Cedeba é responsável pela dispensação de análogos de insulina para todo o Estado. Na palestra, ela apresentará e discutirá o Procololo de Dispensação da Sesab.

A.M.V. Mtb 694/Ba
Cedeba/policiais

Notícias relacionadas