Sesab comemora o Dia Mundial da Saúde e da Atividade Física

01/04/2016 13:18

Com o tema “Enfrentamento ao Aedes e suas consequências”, no domingo, dia 10 de abril, das 7 às 12h, no Farol da Barra, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), via Coordenação de Doenças e Agravos não Transmissíveis (Codant), realiza evento que marca o Dia Mundial da Atividade Física e o Dia Mundial da Saúde, comemorados respectivamente, nos dias 6 e 7 de abril. O tema foi sinalizado pelo Ministério da Saúde, como sendo mais uma ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, principal transmissor de diversas doenças.

Além dessa temática, o evento terá também como finalidade alertar a população sobre o crescimento mundial dos casos de diabetes e seu impacto na saúde, alinhando com a proposta da Organização Mundial da Saúde para 2016. Todo esse trabalho está sendo feito em articulação com a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS).

Programação

A concentração no Farol da Barra está marcada para 7 horas. Em seguida, será feita uma sessão de alongamento e uma caminhada, atividades sempre acompanhada por educadores físicos, que também promovem um Aulão de Ritmos. Profissionais de saúde promoverão avaliação de fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), tais como peso, altura, índice de massa corporal (IMC) e circunferência abdominal.

Serão fornecidas orientações sobre atividade física, alimentação saudável, saúde da mulher, do homem e do idoso, tabagismo, tuberculose, saúde bucal, dengue, chikungunya e zika vírus.

Profissionais de saúde da Sesab e da SMS Salvador conduzirão o momento, contando com o apoio de professores e estudantes de Educação Física da organização Agita Bahia, FitDance, Conselho Regional de Nutricionistas Bahia/Sergipe e de estudantes de Nutrição da Unifacs.

L.S./M.Tb.909-Ba
/geral/dia mundial da saúde