Notícias /

Banco de Leite Humano do HGCA participa do Observatório sobre Zika e Amamentação

05/04/2016 14:16

Com o surgimento dos casos de zika vírus e de microcefalia no Brasil, uma das consequências foi a redução considerável no número de doações de leite humano. Isso porque muitas doadoras ainda possuem dúvidas sobre a questão. Para discutir este e outros assuntos relacionados ao zika vírus e à amamentação, a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano está promovendo vídeo conferências, com o objetivo de definir critérios para agir nessa situação.

Trata-se do Observatório da Zika e amamentação, que ontem (4) reuniu, no auditório do Banco de Leite Humano do Hospital Geral Clériston Andrade (BLH/HGCA), profissionais de saúde da Bahia. De acordo com Mariana Reis, biomédica do BLH, este foi o terceiro observatório, e apresentaram os estados da Bahia, Paraíba e Piauí. O objetivo, segundo ela, foi discutir as demandas que tem surgido em cada banco de leite na orientação das mães que tiveram zika e a orientação da alimentação de crianças com microcefalia. A partir dessas reuniões por videoconferência, a Rede Global de Banco de Leite deseja definir critérios de como agir nestes casos.

“Os observatórios, em minha opinião, representam uma excelente oportunidade de discussão entre os profissionais de banco de leite sobre a realidade atual envolvendo mãe e filho com relação à zika, microcefalia e amamentação. Podemos, neste momento, compartilhar experiências diferentes, bem como estratégias de atendimento”, concluiu Mariana.

Participaram do evento Sônia Cristina Barreto, técnica da Sesab, referência em saúde da criança, atuante na área de incentivo ao aleitamento; Lízia Valverde, terapeuta ocupacional da Sesab, referência em Microcefalia; Josailda Ribeiro, terapeuta ocupacional e técnica na área da criança da Sesab, além de funcionários de bancos de leite da Bahia. Outros observatórios serão realizados, para abranger os estados do Nordeste. Para concluir os trabalhos, faltam os estados de Sergipe e Alagoas.

Fonte: Ascom/HGCA
Clériston Andrade/bancodeleite

Notícias relacionadas