Profissionais do Hospital Regional Dantas Bião elegem membros da CIPA

11/04/2016 18:21

Colaboradores do Hospital Regional de Dantas Bião (HRDB), em Alagoinhas, estão participando, durante essa semana, da votação que elegerá os novos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (CIPA). A Comissão é regulamentada pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e tem como objetivo observar, discutir, relatar as condições de risco nos ambientes de trabalho e solicitar medidas para reduzir, até eliminar, os riscos existentes e/ou neutralizar os mesmos.

A diretora da unidade, Elenildes Bastos sinaliza que os membros da CIPA devem priorizar a preservação da saúde e a integridade física dos trabalhadores e de todosaqueles que interagem com a instituição. “Os membros desenvolvem uma série de ações, entre elas, observam as condições de trabalho, identificando situações que trazem riscos para segurança e saúde dos funcionários, entre outras atribuições”, explicou.

Importante destacar que a CIPA é o instrumento que os funcionários tem para tratar de todos os aspectos que afetam a saúde e a segurança no ambiente de trabalho e é composta de representantes do empregador e dos empregados.

Para o engenheiro de segurança do trabalho do HRDB, Cláudio Estevão, os membros da Cipa devem realizar atribuições importantes como: elaborar e avaliar planos de trabalho para prevenção em segurança e saúde no trabalho, verificar situações de risco, participar da elaboração de mapas de risco, divulgar todas as informações sobre segurança, promover modificações nos ambientes de trabalho e implementar medidas de prevenção e avaliação de prioridades, entre outras.

O técnico de segurança do trabalho do HRDB, Daniel Ramos, está acompanhando o prcesso de eleição da CIPA. Ele garante que a promoção da saúde de todos os funcionários é uma prioridade para a direção do hospital. “Fazer a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho é uma atividade diária e a CIPA é uma ferramenta de extrema importância, porque tem como missão cuidar da integridade física dos trabalhadores e de todos que interagem com a empresa”, informou Ramos.

Fonte: Ascom HRDB
/Dantas Bião/cipa