Escola de Formação Técnica em Saúde lançará cursos em EAD

12/04/2016 19:07

Com projeto piloto previsto para o mês de maio, a Escola de Formação Técnica em Saúde Professor Jorge Novis – EFTS anuncia o lançamento de um dos seus cursos na modalidade de Educação à Distância – EAD. A aposta é que, a partir do segundo semestre de 2016, outros cursos sejam ofertados na lógica semi-presencial, integrando como estratégia pedagógica a ferramenta tecnológica.

Como apoio ao desenvolvimento e à implementação dos cursos à distância, a EFTS por meio do EAD SUS adotou para seu Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) o sistema Moodle (Modular Object Oriented Dynamic Learnig Environment), um software livre, desenvolvido seguindo os princípios pedagógicos do sócio-construcionismo, para ajudar educadores a criar comunidades virtuais de aprendizagem.

A escolha segue os mesmos padrões tecnológicos e de desenvolvimento adotados pela comunidade Moodle internacional no seu ambiente, permitindo o gerenciamento de processos de ensino e aprendizagem de maneira flexível e interativa.

A iniciativa nasceu da necessidade de articulação entre as ações adotadas pela EFTS/SESAB – no aprimoramento da formação técnica de nível médio para trabalhadores do SUS, bem como dos profissionais que atuam nesta formação – ao uso do AVA/Moodle, tendo em vista o avanço expressivo das tecnologias na educação.

Projeto piloto

O Curso de Aperfeiçoamento para redução da mortalidade materna e infantil para Agentes Comunitários, da rede da Atenção Básica será utilizado como piloto na modalidade EAD. Para a qualificação na nova modalidade, os docentes do curso também passarão por um processo de aproximação com a nova ferramenta.

A coordenação geral do curso será feita por instrutores da Escola de Formação Técnica do Estado Professor Jorge Novis, que compõem o GT Materno-Infantil em parceria com as Secretárias de Saúde Municipais, formando um elo responsável pela condução e gerenciamento do projeto.

Ascom Efts
/efts/ead