Notícias /

MS orienta municípios a utilizarem recursos do Requalifica UBS

13/04/2016 21:08

Estado com o maior número de propostas aprovadas no projeto Requalifica UBS do Ministério da Saúde (MS), a Bahia já teve 2009 obras finalizadas, do total de 3092. Para que esse número cresça, técnicos do MS estiveram reunidos com secretários municipais de Saúde da Bahia nesta quarta-feira (13), no auditório da União de Municípios da Bahia (UPB), para passar orientações para que sejam garantidos os repasses do MS e para que, em alguns casos, não haja risco de os recursos terem que ser devolvidos.

O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, que esteve presente no encontro, ressaltou a importância de se fortalecer a Atenção Básica para que o sistema de saúde funcione de forma plena. “Os municípios podem contar com o apoio da Secretaria da Saúde do Estado para que possam expandir e consolidar a Atenção Básica”, afirmou o secretário que ainda destacou a construção de policlinas que receberão demanda de exames e consultas com especialistas e terão 40% do custeio cobertos pelo estado.

Instituído em 2011, o Requalifica UBS tem como objetivo criar incentivo financeiro para a reforma, ampliação e construção de unidades básicas de saúde promovendo melhoria do acesso e da qualidade da atenção básica. Envolve também ações que visam à informatização dos serviços e a qualificação da atenção à saúde desenvolvida pelos profissionais da equipe.

Para a adesão ao programa, os municípios tiveram apoio técnico da equipe da Diretoria da Atenção Básica da Secretaria da Saúde do Estado, que vem trabalhando junto aos gestores municipais para a expansão da cobertura da Atenção Básica na Bahia que já chega a cerca de 72%.

PSF/Requalifica

L.R /DRT 2600BA

Notícias relacionadas