Notícias /

EESP realiza primeiro curso de especialização em Enfermagem Obstétrica

14/04/2016 17:28

Formar e aperfeiçoar as enfermeiras obstétricas que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS). Estes são os objetivos do curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica, promovido pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), através da Escola Estadual de Saúde Pública (EESP).

Na abertura do curso, que ocorreu hoje (14), no auditório da Fundação de Hematologia da Bahia (Hemoba), a diretora da escola, Marcele Paim, explicou que o curso vai contribuir para a implementação da Rede Cegonha, além de qualificar a assistência ao parto e pós parto.

Esta é a primeira turma do curso, que oferece 40 vagas e carga horária de 604 horas. O programa contempla teoria e prática e as estudantes terão que realizar 20 partos “para fazerem jus à certificação de especialista”, ressaltou a vice-diretora da escola, Jamile Oliveira.

Durante a especialização, as profissionais vão contar com disciplinas como políticas de saúde com ênfase na Rede Cegonha, responsabilidade civil e ética, legislação da enfermagem obstétrica, saúde sexual e reprodutiva, dentre outras.

Cristiane Firpo, coordenadora do curso, explicou que a especialização foi elaborada de acordo com as diretrizes preconizadas no programa da Rede Cegonha e visando a melhoria da atenção ao parto, além de favorecer a interação entre os profissionais da área.

O médico obstetra Antônio Carlos Vieira Lopes encerrou o evento, destacando a importância da enfermeira obstetra para a assistência. Ele elogiou a iniciativa da Sesab em promover a formação dessas profissionais

Ascom/Sesab
EESP/1 curso de especialização

Notícias relacionadas