Notícias /

Sesab promove curso de especialização em Gestão de Serviços de Saúde

15/04/2016 17:26

“Só há um caminho para combinar insuficiência de recursos e demandas crescentes: prover formação e capacitação para os gestores da saúde”. Com esta afirmação, Fernando Daltro, chefe de gabinete da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), fez a abertura do curso de especialização em Gestão de Serviços de Saúde, nesta sexta-feira (15), no auditório da Escola de Formação Técnica em Saúde – BA (EFTS), em Salvador.

Ele acrescentou que estes profissionais, além de atuarem nas unidades de saúde da rede própria da Sesab, estarão habilitados para atuarem nas policlínicas que fazem parte dos Consórcios Públicos de Saúde, criado pelo governo do Estado com o objetivo de preencher a lacuna existente entre a atenção básica e a alta complexidade, além de permitir a interiorização dos serviços de saúde, com qualidade.

A diretora da EFTS, Marcele Paim, explicou que é um curso intergestorial, elaborado para suprir o déficit de profissionais habilitados em gestão de saúde e vai incluir, além da Sesab, outras secretarias, a exemplo da Secretaria de Planejamento.

Com carga horária de 360 horas, a especialização é voltada para servidores públicos efetivos vinculados a qualquer esfera (União, Estado e Municípios), e comissionados do Estado da Bahia, com graduação de nível superior e atuação no Sistema Único de Saúde (SUS).

Em seu conteúdo programático serão abordados temas referentes a Políticas de Saúde; Planejamento para Sistemas e Serviços de Saúde; Vigilância à Saúde; Conceitos Básicos de Epidemiologia; Administração de Sistemas e Serviços de Saúde; Financiamento em Saúde; Gestão do Trabalho em Saúde; Consórcios Públicos; e Metodologia do Trabalho Científico em Saúde.

Ascom/Sesab
Especialização

Notícias relacionadas