Hospital Regional Dantas Bião elege Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

19/04/2016 14:44

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é hoje uma das importantes ferramentas de prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, tendo como objetivo básico tornar compatível o trabalho com a preservação da saúde e da integridade física e mental do trabalhador.

No Hospital Regional Dantas Bião, em Alagoinhas, os membros da Cipa foram eleitos e iniciarão uma nova etapa, que consiste em uma série de treinamentos, para que se tornem aptos a iniciar todas as atividades ligadas à função, principalmente, o desenvolvimento do Mapa de Risco, que detalhará todos os perigos existentes em cada setor.

A ideia da direção da unidade é que empregador e funcionários trabalhem juntos na tarefa de prevenir acidentes e melhorar a qualidade do ambiente de trabalho.

Claudio Estevão, engenheiro de segurança do trabalho, destaca que a maior atribuição do cipista é saber ouvir. “É necessário ter sensibilidade para escutar e avaliar todas as sugestões ou possíveis problemas que lhe forem passadas pelos outros funcionários. As sugestões deverão ser levadas para a reunião ordinária, já que é na reunião ordinária que o problema pode encontrar uma solução”.

O técnico de segurança do trabalho Daniel Ramos reforça que na Cipa, o pensamento coletivo faz a diferença. “É importante que todos estejam atentos, buscando orientar os colegas de trabalho, ajudando na elaboração de ações educativas e preventivas da SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) e principalmente verificando os ambientes e condições de trabalho na empresa”, informou Ramos.

A.S. DRT 2055
Dantas Bião/cipa1