Notícias /

Nova emergência do Ernesto Simões dobra número de vagas

25/04/2016 19:14

O Hospital Geral Ernesto Simões Filho, localizado no bairro do Pau Miúdo, na região da Liberdade, uma das mais populosas da capital baiana, passou a contar com uma nova ala de emergência nesta segunda-feira (25). Inaugurada pelo governador Rui Costa e pelo secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, a unidade, reformada e ampliada em 200 m² de área construída, aumentou o número de leitos de 19 para 36. Além disso, começa a utilizar equipamentos novos e modernos para o melhor atendimento dos pacientes. O investimento total do Governo do Estado foi de aproximadamente R$ 6,7 milhões.

“Aqui a população ganha a emergência mais bem equipada do estado. Nós temos os equipamentos mais modernos, inclusive o de raio X que não utiliza substâncias químicas. Isso preserva a saúde dos profissionais e os pacientes também”, destacou Rui Costa.

A nova estrutura melhora o conforto dos pacientes e aumenta a capacidade de atendimentos de média complexidade nas especialidades de clínica médica, geral e vascular e traumato-ortopedia. Após a inauguração da emergência, o Governo do Estado desativa o atendimento na estrutura provisória de contêineres climatizados, na qual funcionou o setor durante a reforma. A obra possibilitou ainda aumentar os leitos de internação do hospital como um todo, passando de 121 para 211, com a liberação das áreas antes ocupadas pelo banco de sangue, laboratório e equipamentos.

“Nós estamos praticamente dobrando a capacidade dos atendimentos. A partir deste momento iniciamos o redirecionamento dos pacientes para a nova emergência. Amanhã começamos a recebê-los aqui na unidade”, garantiu o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas.

Ao todo, somente da região da Liberdade, mais de dois milhões de habitantes devem ser beneficiados com a unidade. Para a técnica de enfermagem Josy Santana, que acompanha o marido em atendimento, a nova ala significa esperança de melhoria na saúde pública. “Acredito que tudo fique melhor, desde o atendimento aos equipamentos, que representam um maior suporte para quem precisa”, afirmou.

O Hospital Geral Ernesto Simões Filho dispõe dos serviços de emergência 24 horas, cirurgias eletivas, ortotrauma, clínicas médica e cirúrgica, UTI adulto e atendimento diferenciado a pacientes com lupus e artrite reumatóide, por meio de uma central de assistência farmacêutica.

Até o final do ano, a unidade de saúde terá um dos mais modernos centros de diagnósticos por imagem do estado. Já foram instalados dois novos aparelhos de Raio X e em breve serão instalados novos aparelhos de tomografia computadorizada e ressonância magnética. A tecnologia garante melhores condições de trabalho para a equipe médica.

“A gente fica mais motivado com essas condições. Vamos poder melhorar cada vez mais o nosso trabalho e quem ganha com isso é a população”, ressaltou a enfermeira, Naiara Dipp, que há dez anos trabalha no hospital.

Secom

Ernesto Simões/nova emergência