Notícias /

Atividades marcam o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho

26/04/2016 12:29

O Fórum Estadual de Proteção ao Meio Ambiente do Trabalho (Forumat) promove, nesta quinta-feira, dia 28, dois atos para marcar o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), através da Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador (Divast), participa dessas comemorações.

Pela manhã, das 8h30min às 11h, será realizada um ato público e panfletagem em frente ao edifício Empresarial Duarte da Costa, na região do Iguatemi. Há cinco anos, quando este edifício estava sendo construído, um acidente, por queda de elevador, matou nove trabalhadores.

Ainda na quinta-feira (28), a partir das 13h30min, uma Audiência Pública, convocada pela Câmara Municipal de Vereadores de Salvador, na Biblioteca Central, nos Barris, no Auditório Kátia Mattoso, vai discutir o tema.

Além disso, entre os dias 28 e 30 de abril, durante a 7ª Semana de Valorização do Trabalho Doméstico, no Shopping Center Lapa, no Centro, serão distribuídos materiais com informações sobre acidentes de trabalho. O evento é uma iniciativa da Agenda Bahia do Trabalho Decente, que congrega representações do Governo do Estado, de órgãos federais, de trabalhadores, de empregadores e de entidades da sociedade civil.

Forumat

O Fórum é integrado por instituições públicas, representantes das três esferas de governo (municipal, estadual e federal), por representações de trabalhadores e de empregadores, além de outras da sociedade civil.

O Fórum realiza ações no âmbito estadual, com objetivo de debater situações de risco decorrentes das atividades laborais nos ambientes de trabalho. As iniciativas visam, em conjunto com outros atores sociais, traçar estratégias e construir propostas de melhoria das condições de trabalho. O Forumat também incorpora as ações da Câmara Temática de Saúde e Segurança do Trabalhador da Agenda Bahia do Trabalho Decente. Atualmente, é a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) quem coordena o Forumat.

Fonte: Divast
/cesat/dia 28

Notícias relacionadas