Notícias /

SAFTEC participa de debate sobre judicialização em saúde

26/04/2016 12:27

Técnicos da Superintendência de Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologia em Saúde (Saftec), através da Coordenação de Avaliação de Tecnologias em Saúde, participam nesta tarde (15h ás 17h), de debate nacional sobre o tema “Judicialização em Saúde – Propostas Conjuntas”. A reunião será realizada por meio de videoconferência, com os membros da Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Rebrats). A transmissão será na sala de reuniões da Auditoria.

Diante da impossibilidade do Sistema Único de Saúde (SUS) atender a todas as demandas de saúde da população, alguns pacientes tem buscado a efetivação do seu atendimento através do judiciário que, na maioria dos casos, tem se apresentado favorável a estes. O aumento nas demandas judiciais em saúde tem elevado os custos do setor de forma alarmante, obrigando os gestores do SUS a realocar parte considerável de recursos para atendimento de demandas individualizadas por tecnologias.

De acordo com a coordenadora de avaliação de tecnologias em saúde na Bahia, Daniela Nunes Vitor, nessa conjuntura, a Rebrats objetiva construir propostas conjuntas para utilizar a avaliação de tecnologias em saúde (ATS) com a finalidade de mediar litígios judiciais e promover efetiva melhoria da qualidade assistencial.

Fonte: Saftec
/farmabasi/rebrats

Notícias relacionadas